Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

Nossa Academia

Em uma cantoria na cidade de Apodi – RN, em 2007, o poeta Raimundo Nonato da dupla dos Nonatos inseriu nos versos centrais de uma sextilha a seguinte assertiva: “…Se a cultura vai mal/quem faz não pode estar bem…”. Esta ponderação continua atual no Brasil. Se perguntarmos a cem jovens que com seus fones de ouvido escutam músicas dos diversos aplicativos quem foi Jackson do Pandeiro, Cartola e Noel Rosa é possível recebermos respostas corretas de minúsculo número dos entrevistados.

De fato, fazer cultura em nosso país é para os fortes. Entre tais seres podemos identificar o poeta e produtor Iranildo Marques em Serra Talhada. Com a coragem que marca os sertanejos Iranildo ciou um Festival anual de poesias, dando-lhe o nome: “Vamos fazer poesias”. Sua tenacidade e a participação de poetas de vários estados materializou o sonho.

Com o crescimento do evento veio novo projeto, o “Clube da Poesia Nordestina”. Ancorado no festival o clube ganhou musculatura em 2020, com pandemia e tudo, foi criada a “Academia Literária Virtual do Clube da Poesia Nordestina”. A entidade nasceu com mais de cem membros, seus objetivos são assim sintetizados: a) Sem qualquer preconceito, reunir poetas visando o aprimoramento cultural: b) Perpetuar a memória dos que lutam pelo desenvolvimento da Cultura Popular; c) Manter, nos formatos impresso ou virtual, acervos de publicações dos acadêmicos e/ou parceiros; d) Promover atividades que assegurem a divulgação da Academia no âmbito nacional e internacional, inclusive com venda de publicações pelos meios eletrônicos e convencionais; e) Estimular, por meio de certames a concessão de premiação aos participantes assim como conceder honrarias para pessoas que agiram em favor da cultura.

Mesmo com a pandemia foram publicadas seis coletâneas e realizadas dezoito lives em 2020 e duas em 2021.  Mais de vinte vídeos superaram mil acessos, alguns superaram a marca de cinco mil visitas. Vandré ensinou que “…quem sabe faz a hora…”. Iranildo fez, parabéns. Viva a cultura.


Inscrever-se
Notificar de

1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marconi de Albuquerque Urquiza
3 anos atrás

Iniciativa fabulosa. Não se faz a hora, como lidera uma transformação.