Nesta sexta-feira (18/12), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Google e a Accenture, empresa multinacional de tecnologia da informação com sede em Recife, firmaram parceria para execução conjunta de uma extensão tecnológica para alunos de graduação. A ação faz parte do Programa de Extensão Tecnológica (PET), criado e gerenciado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti), que tem o objetivo de promover parcerias público-privadas para formação de estudantes universitários nas áreas de STEM+C (Termo em inglês para designar Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação).
Serão destinadas 30 vagas e o curso contará com 30 horas de encontros virtuais, mais 80 horas de conteúdo online oficial do Google. Entre os participantes, serão selecionados estudantes para imersão no ambiente da Accenture, que receberão auxílio através de bolsas no valor de R$1.200,00, custeadas pela empresa de TI. Os interessados deverão se inscrever até 31/12/2020 pelo link http://bit.ly/pet-data-
Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, a parceria visa fortalecer a formação de alunos em nível superior voltado para as demandas do mercado de trabalho. “Dentro dos ambientes de inovação identificados em Pernambuco, vamos atrelar as ações de formação junto às instituições de ensino superior, estreitando as relações com as empresas, a exemplo da Accenture. Estamos monitorando todas as etapas de formação dos nossos estudantes, a fim de promover, de forma rápida e eficiente, a inserção desses jovens no mercado de trabalho”, destacou.
Segundo o Diretor Executivo da Accenture Recife, Luiz Fernando, a imersão desses alunos da UPE na multinacional vai ajudar na construção de uma formação acadêmica mais voltada para as necessidades do mercado. “Hoje, temos um déficit gigantesco de mão de obra capacitada no setor de tecnologia, sobretudo no momento de transformação que a sociedade está vivendo. Então, formar essas pessoas tornou-se algo mais crítico e urgente do que já era antes, pelo próprio curto ciclo de vida das tecnologias. Estar conectado em iniciativas dentro das universidades, e com outros parceiros como o Google, faz com a gente consiga formar melhor as pessoas, mais rapidamente e já no início do ciclo universitário, com aderência à demanda de mercado muito maior do que tradicionalmente era feito nas formações anos atrás”, explicou. “É essencial que as empresas estejam cada vez mais associadas às universidades, auxiliando na formação voltada para o mercado”, completou Luiz Fernando.
O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, destacou a iniciativa pela inserção precoce dos alunos no mercado de trabalho. “Essa é mais uma ação da Universidade para fortalecer as parcerias necessárias para dar a melhor formação aos estudantes da UPE”, ressaltou.