Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Aspectos psicológicos do aleitamento materno

Estamos no “Agosto Dourado”, mês dedicado ao fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite materno é o alimento ideal para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. Contudo, a amamentação vai além da nutrição e hoje eu quero conversar com você sobre alguns aspectos psicológicos do aleitamento materno.

Alguns autores acreditam que a amamentação seja positiva para o desenvolvimento da criança principalmente pela intensa relação da mãe com o bebê, ou seja, o contato físico e a troca de afeto fortalece o vínculo mãe e bebê e favorece, também, o desenvolvimento cognitivo da criança.

A troca de carinho, de olhares e o toque, são muito importantes em todas as fases da vida, mas é fundamental nos primeiros meses de vida. Porém, é importante que a mãe esteja emocionalmente saudável para que ela consiga acolher e realizar as trocas de afeto com o bebê. E essa fase é particularmente difícil, pois a mulher além de está passando por inúmeras mudanças físicas e hormonais, ela também vive uma reestrutura de sua identidade e a construção de um novo papel, o ser mãe. Por isso, é primordial a existência de uma rede de apoio, do apoio da família, para ajudar essa mãe principalmente no período do pós-parto.

O psicólogo tem um papel muito importante no processo de fortalecimento, auxiliando nos conflitos que podem surgir nessa fase. Além disso, os hormônios ligados à amamentação, ocitocina e prolactina, podem favorecer para a proteção ao estresse atuando sob os hormônios de estresse que estão presentes nesse período. Sendo assim, uma fase interessante para a procura de um profissional da psicologia é durante a gravidez, visto que o fortalecimento e preparação podem acontecer antes mesmo do pós-parto e do momento da amamentação.

​Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa Clínica, Mestra em Hebiatria (Adolescência), Terapeuta em EMDR e Especialista em Saúde Mental. Instagram: @jana.psi – Contato: (81) 9 9643-2926


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments