Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

Heróis de Verdade

Lendo uma matéria sobre os 60 anos de Brasília, publicada no Almanaque Aparecida 2020 “Ecos Mariano” assinada por Daniel Siqueira, deparei-me com o texto a seguir transcrito: “A nova capital foi totalmente planejada.
Houve um concurso para escolher seu projeto e o escolhido foi do arquiteto Lúcio Costa. As principais construções da cidade ficaram a cargo do arquiteto Oscar Niemeyer e do engenheiro estrutural Joaquim Cardoso.”

O protagonismo e o brilhantismo de Oscar Niemeyer elevam seu nome sem excluir os nomes dos parceiros. Em muitas narrativas e nos registros sobre a Capital Federal o trio é mencionado. Isto, contudo, não é a regra é a exceção. Os nomes dos verdadeiros heróis muitas vezes são ignorados em favor da citação de outros atores cujos papeis foram secundários.

Durante a pandemia do coronavírus classifico como “heróis de verdade”: Socorristas, motoristas, maqueiros, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, fisioterapêuticos, auxiliares de laboratórios, farmacêuticos, biomédicos, médicos, cientistas e outros profissionais da linha de frente que atuaram nos hospitais, nos laboratórios, nos centros de pesquisa, nas funerárias, coleta de lixo e vendas de alimentos.

Impossível também ignorar a importância dos operários que atuaram nas ampliações e adaptações das estruturas hospitalares existentes, na construção de hospitais de campanha e distribuição de alimentos.

A história, sempre escritas pelos vencedores, prefere jogar os holofotes sobre personagens escolhidos em processos seletivos que trazem à relevo muitos que não merecem. Está na hora de invertermos essa prática para não permitir que nos registros históricos sobre a COVID-19 sejam destacados nomes de autoridades, ou de laboratórios que não merecem sequer serem citados em virtude de omissão e interesses políticos e financeiros.


Subscribe
Notify of

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Marconi de Albuquerque Urquiza
3 anos atrás

Tens razão.