Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Qual a relação entre ansiedade e queda de cabelo?

Essa foi uma das perguntas que me fizeram na última semana lá no meu instagram. Nós conversamos sobre o tema e achei que seria interessante abordá-lo aqui no Psicologia em Foco.

E de fato a queda de cabelo ou alopecia, caracterizada pela perda de pelos em uma ou várias partes do corpo, pode está relacionada às questões emocionais. A Universidade Federal de São Paulo realizou um estudo que tinha como objetivo identificar se havia relação entre as características de personalidade com a Alopecia no que se referia ao manejo do estresse.

Esse estudo foi realizado com um grupo de pacientes que sofriam com alopecia e após entrevista e aplicação de teste os pesquisadores detectaram que situações traumáticas poderiam ser consideradas como fatores desencadeantes da doença e que algumas das pessoas que fizeram parte do estudo apresentaram dificuldades no controle e no manejo do estresse. Outros estudos consideram o estresse, a depressão e a ansiedade como fatores associados a esse adoecimento.

Ainda sobre o tema, o Dr. Lucas Fustinoni revela em um dos vídeos em seu canal do YouTube que a “Calvície Emocional”, como ele mesmo denomina, pode está ligada aos quadros de estresse, ansiedade, depressão e também a má qualidade do sono.

Me conta aqui nos comentários se você já sabia disso tudo.

Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicóloga. Especialista em Saúde Metal. Instagram: @jana.psi

Algumas referências utilizadas:

GODINHO, Simone Maria; ANDREOLI, Sérgio Baxter; YAZIGI, Latife. Estudo do manejo do estresse em pacientes acometidos por alopecia areata. Psicol. estud. Maringá, v. 14, n. 1, p. 93-99, março de 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000100012&lng=en&nrm=iso>. acesso em 22 de julho de 2020.

Canal no YouTube: Dr Lucas Fustinoni


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments