Home » Sem categoria » Pernambuco tem menor percentual de ocupação de UTIs dedicadas a pacientes com Covid-19 desde início da pandemia

Pernambuco tem menor percentual de ocupação de UTIs dedicadas a pacientes com Covid-19 desde início da pandemia

Por G1 PE

Pela primeira vez desde março de 2020, quando houve as primeiras confirmações da Covid-19 em Pernambuco, o estado tem menos de 70% dos leitos de Terapia Intensiva ocupados. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, 68% dos leitos para pacientes com o novo coronavírus estão ocupados nesta terça-feira (7), das 796 vagas de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis na rede pública.

O percentual de ocupação, segundo os boletins da Secretaria Estadual de Saúde, é 4% menor que o registrado na segunda-feira (6), quando 72% das vagas estavam ocupadas. Nesse dia, a ocupação média dos 1.764 leitos, incluindo enfermaria, era de 56%. Havia 45% dos 968 leitos de enfermaria ocupados.

Pernambuco já chegou a ter 99% dos leitos ocupados no estado e mais de 300 pessoas esperando por vagas em UTIs.

“A ocupação média de leitos de UTI no estado, quando juntamos Região Metropolitana do Recife e interior, está em 70%. Essa é uma taxa que só foi vista no final de março, aqui no estado. Isso revela a importância do esforço de todos, não só na abertura contínua de leitos, que, diga-se de passagem, continua sendo feita”, disse André Longo.

No Recife, segundo o secretário de Saúde do município, Jailson Correia, a cidade desativou, nesta terça-feira, 90 leitos de UTI, devido à baixa demanda por essas vagas. Foram abertos mais 29 leitos no hospital da Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, na região central da cidade. Ele afirmou, ainda, que os leitos desativados, caso necessário, podem ser reativados a qualquer momento.

“Superamos a meta de criação de 334 leitos de UTI e, atualmente, temos 342 leitos de Terapia Intensiva na cidade. Isso significa que os três hospitais provisórios implementados pela prefeitura estão com 100% da capacidade ativada. Há, hoje, 168 pessoas lutando pela vida nesses leitos, sendo que 58 são moradores da capital e outros 110 são de outras cidades”, declarou Jailson.

Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (7), mais 509 casos da Covid-19 e 71 óbitos devido a essa doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, o estado registrou 66.151 infectados e 5.234 óbitos, números que começaram a ser contabilizados em março, no início da pandemia.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários