Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Falta de ar: sintoma de COVID-19 ou ansiedade?

Um dos sintomas que mais ocorre nos casos mais graves da COVID-19 é a falta de ar. No entanto, esse sintoma pode está presente em outros adoecimentos, como a ansiedade desregulada.

Já dialogamos aqui no Psicologia em Foco, em colunas passadas, que a sensação de falta de ar é um dos sintomas da ansiedade. E atualmente, em que estamos vivenciando momentos atípicos, a sensação de ansiedade e medo tem se presentificado cada vez mais em nosso dia a dia.

Então como saber se o aperto no peito e a falta de ar que você está sentindo é Covid-19 ou são sintomas de ansiedade? Abaixo, estão três dicas para você conseguir diferenciar a crise de ansiedade da Covid-19.

A falta de ar que está relacionada à Covid-19 se intensifica quando você realiza alguma atividade, como: andar e falar. Já na crise de ansiedade, andar ou falar pode gerar uma sensação de alívio e você consegue realiza-la tranquilamente sem que haja algum agravo.

A falta de ar na Covid-19 é persistente, ou seja, permanece presente por 24hs. Já na ansiedade, ao se distrair a sua falta de ar diminui ou acaba.

A Covid-19 pode apresentar outros sintomas que não estão presentes em crises de ansiedade, como: tosse seca, dores no corpo, cansaço, congestão, por exemplo.

Caso você esteja sentindo falta de ar persistente e essa sensação está prejudicando suas atividades diárias, é indicado buscar avaliação médica. Além disso, precisamos cuidar de nossas questões emocionais durante esse período de pandemia para prevenir adoecimentos durante ou após o seu fim.

Sugiro que separe um momento do seu dia para relaxar, realizar atividades que você gosta e que te dá a sensação de prazer, alegria e até tranquilidade, isso poderá te ajudar.

Janaína Maria Gomes Fonsêca Tolêdo, Psicóloga. Especialista em Saúde Mental, Terapeuta EMDR e Mestra em Hebiatria. Mais informações, acesse o @jana.psi no instagram


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments