O parlamentar destinou à Prefeitura de Petrolina, meio milhão de reais, sendo R$ 250 mil para restaurar e reformar a estação de trem e sua praça, em Rajada e R$ 250 para construção de abrigos, totens e bancos em pontos de ônibus de Petrolina
A antiga estação ferroviária do distrito de Rajada e sua praça, na zona rural de Petrolina, serão restauradas e reformadas. A boa notícia foi dada pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que destinou emenda no valor de R$ 250 mil para essas ações. Além disso, o parlamentar também enviou emenda, no mesmo valor, para construção de abrigos, totens e bancos em pontos de ônibus de Petrolina. Ao todo, serão R$ 500 mil para investir na Capital do Sertão.
“Como ferroviário sei da importância histórica das estações de trem. A estação do distrito de Rajada tem um rico passado e recuperar essa memória na vida do local terá um grande valor”, relata Patriota.
Breve Histórico
A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quem vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia.