A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), vem realizando desde a semana passada monitoramentos no portal da transparência de 16 municípios do Estado, que compõem a área de atuação do Projeto Gestão Cidadã, financiado pela União Europeia. A reunião de hoje, 18/05, por videoconferência, foi com membros do controle interno de Águas Belas, no Agreste.
Há três anos, o Projeto Gestão Cidadã trabalha a transparência e participação social na gestão pública desses municípios. Para o controlador José Aílton, “a reunião serviu pra gente aperfeiçoar ainda mais o acesso do cidadão à informação. Foi muito importante o Projeto continuar com duas atribuições mesmo em tempos de pandemia”, frisou.
Segundo a coordenadora do Projeto Gestão Cidadã, Ana Nery, “o objetivo principal desse monitoramento é preparar os portais da transparência para manter as normas e exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI), afim de ajudar a otimizar a gestão pública com vistas a disponibilizar informações para a participação da população”, concluiu.
Além de Águas Belas, também no Agreste, os municípios de Gravatá e Cupira e no Sertão, Solidão, já passaram por esse monitoramento. A expectativa é que mais municípios recebam orientações no decorrer da semana.