Medo e ansiedade
O medo é uma emoção importante para a manutenção de nossa vida. Ele surge quando estamos em risco e nos auxilia para a resposta de luta ou fuga. Contudo, quando o medo faz com que a situação de perigo pareça ser maior do que ela realmente é, estamos lidando com um quadro de medo desregulado e precisamos ter um cuidado maior.
Nos casos em que o medo acaba bloqueando suas ações e pensamentos, aumentando consideravelmente os seus níveis de estresse e continuam intensos mesmo após o perigo passar pode ser que tenha se desenvolvido um transtorno de ansiedade.
Sabemos que a ansiedade e o medo muitas vezes andam de mãos dadas e o que vai diferenciar o modo como cada pessoa vivencia essas emoções são as experiências de vida que ela carrega. Essas vivências quando são registradas de modo traumático podem contribuir para uma maior dificuldade de enfrentar sozinha situações de exposição ao estresse e medo, principalmente quando é uma exposição mais prolongada.
Observe seus medos e tente compreendê-los e se precisar de suporte busque ajuda de um psicólogo.
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa Clínica, Mestra em Hebiatria (Adolescência), Terapeuta em EMDR e Especialista em Saúde Mental. Instagram: @jana.psi – Contato: (81) 9 9643-2926