Com o avanço do coronavírus e o endurecimento das medidas de isolamento social, todos os segmentos da economia tem sofrido seriamente. Com a agricultura familiar não seria diferente. Para minimizar os impactos nesse importante segmento, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, em parceria com o Governo Federal, vem mantendo os investimentos no Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar (PAA).
Apenas no período de 11 de abril a 25 de maio, pouco mais um mês, a Prefeitura já adquiriu 1,6 tonelada de alimentos produzidos pelos agricultores de Afogados. Mais de oito mil Reais investidos, injetando recurso para movimentar a economia local. Dentre os itens adquiridos nesse período, carne bovina, milho verde, abóbora, feijão verde, mamão, goiaba, batata doce, banana, macaxeira, tomate cereja, coentro, pimentão, couve e alface.
O PAA tem inscritas em Afogados 67 famílias. Destas, 40% são chefiadas por mulheres. “Esta é uma ação importante pois gera renda para os nossos agricultores familiares, nesse período de graves restrições e garante a segurança alimentar das famílias assistidas pelos diversos programas da nossa rede socioassistencial,” afirmou o Prefeito de Afogados, José Patriota.
Para fortalecer essa produção, sobretudo aproveitando esse período do bom inverno, a Prefeitura distribuiu kits de irrigação com as famílias e capacitou os agricultores para o seu uso correto. Além disso, a Prefeitura contratou um engenheiro agrônomo para dar assistência técnica e acompanhamento no processo produtivo.