O que é um advogado criminalista
O advogado criminalista é um profissional, muitas vezes incompreendido, não rara às vezes, confundido e marginalizado no exercício do seu dever profissional.
Já dizia o grande mestre, Sobral Pinto: “a advocacia não é profissão de covardes”.
Ele (advogado) se agiganta quando ele arrosta a sociedade e senta no último degrau ao lado do acusado enquanto este é ‘apedrejado’ pela fúria popular ( Francesco Carnelucci).
Mas, para quem é esse profissional?
Entre tantos olhares possíveis, entre tantas verdades possíveis, tenho insistentemente dito que o advogado criminal, é o aquele que defende o “um” contra “todos” – aquele que ousa defender o perseguido, seja ele quem for, seja qual o crime cometido.
O advogado criminal só tem significado se for um agressivo, altaneiro, correto, honesto, digno defensor do “um” contra os abusos do poder. (Marcelo Semer)
O criminalista tem o dever de enfrentar os abusos de autoridade. As violações de direito.
Talvez isso explique porque muitos odeiam o advogado criminal, querem desacreditá-lo, incriminá-lo, reduzir suas garantias.
Talvez, isso explique minha admiração por nossa profissão.
Tempos sombrios vivemos, mas cito Nietzsche neste dia:
“Há aqui nuvens tempestuosas: mas será que essa é uma razão para que nós, espíritos livres, engraçados e arejados, não devamos nos desejar um bom dia?”.
Ricardo Siqueira – Advogado Criminalista