Home » Pernambuco » Prefeitura do Recife cria programa de estímulo à produção audiovisual na cidade

Prefeitura do Recife cria programa de estímulo à produção audiovisual na cidade

Prefeito João Campos assinou decreto instituindo o Recife Film Comission, que vai articular a gestão municipal para a otimização de serviços públicos e fomento ao setor – em que a capital pernambucana tem renome nacional

Para estimular ainda mais o celebrado mercado audiovisual recifense, o prefeito João Campos assinou hoje (4), na presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o decreto que instituiu o Programa Recife Film Commission, consolidando a cidade como um destino cada vez mais estruturado e acolhedor para quem escolhe a capital pernambucana como cenário, argumento ou ponto de partida para montar, realizar, produzir ou empreender no mercado audiovisual. A iniciativa já nasce com uma plataforma que servirá como canal para tramitação de demandas e demais articulações referentes ao setor. O portal oferece espaço para o cadastro de profissionais da cadeia produtiva local, sugestões de possíveis cenários de locações e um contato direto para a solicitação das autorizações para produções audiovisuais. O link é: https://filmcommission.recife.pe.gov.br/ .

“A partir de hoje, Recife tem um decreto de Film Commission. Isso é muito importante porque a gente cria uma regulamentação na cidade para incentivar a produção de áudio visual. É uma alegria contar aqui com a presença de Marcelo Freixo, o presidente da Embratur, porque a gente sabe que além de fortalecer a cultura e a economia, fortalece o turismo. Seguiremos trabalhando firme para manter a nossa cidade no topo”, afirmou o prefeito João Campos.

O Recife Film Commission irá se dedicar ao estímulo e fomento de todas as cadeias da indústria criativa do audiovisual, com o objetivo de viabilizar e otimizar desde a logística das produções locais até a articulação de apoios, fomentos e políticas públicas integradas para o setor, por meio da atração de investimentos e da promoção de Recife como cenário para filmes, séries e comerciais. O objetivo é dar impulso ao setor fortalecendo linguagens e cadeias produtivas artísticas da cidade, que tem na cultura um importante motor da economia local.

Além de destacar a conexão direta entre produções culturais e vocações turísticas, a presença do presidente da Embratur confirma a importância da articulação recifense e o alinhamento da gestão municipal com as diretrizes e políticas culturais e econômicas federais. Freixo está à frente das tratativas federais para implantação de uma Film Commission em Brasília, com o objetivo de ordenar, centralizar e simplificar procedimentos relacionados à realização e ao licenciamento de produções audiovisuais em todo o país para estimular o setor.

“A Film Commission é muito importante, porque hoje 44% dos norte-americanos quando decidem viajar para algum lugar, viajam baseados em algum filme ou alguma série que eles assistiram. Então, na verdade, as pessoas se deslocam pelo mundo e escolhem a partir do que entra na sua casa. Recife tem muitos cenários, tem muita possibilidade, muita cultura para poder mostrar às pessoas e trazer cada vez mais gente”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A coordenação do Programa Recife Film Commission será de responsabilidade das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura, garantindo a integração entre políticas públicas para o fortalecimento da indústria audiovisual como vetor de desenvolvimento para o Recife. Como resultado primeiro e imediato, a iniciativa visa centralizar e agilizar a tramitação de demandas referentes a autorizações, licenças de gravação e outros serviços públicos municipais mais exigidos pelo setor. Visa ainda facilitar a captação de novas produções, impulsionando, para além do premiado audiovisual local, setores econômicos como hotelaria, gastronomia, transporte e serviços, que se beneficiam diretamente com seu crescimento.

“A Recife Film Commission permitirá um planejamento mais eficiente das autorizações para gravações na cidade, minimizando impactos na mobilidade urbana e proporcionando um ambiente estratégico para fortalecer a economia criativa. Além de conectar profissionais e empresas do setor audiovisual, a iniciativa impulsionará a cadeia produtiva local, ampliando oportunidades de negócios e consolidando o Recife como um destino atrativo para produções”, explica Carlos Andrade Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico.

“A criação da Film Commission recifense projeta a cidade no cenário nacional e também internacional como um destino que reconhece no mercado audiovisual uma vocação e caminho importante para a celebração da cultura e da memória do povo brasileiro. Damos hoje um passo muito significativo para a consolidação de uma gestão ágil e desburocratizada, que dialoga com os cenários de produção e fruição cultural que já estamos vislumbrando e preparando para o futuro do Recife”, celebra a secretária de Cultura, Milu Megale.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *