TOC na quarentena
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um transtorno psiquiátrico que causa muito sofrimento às pessoas que o possuem e tem como característica o surgimento de ideias/ pensamentos que invadem as pessoas insistentemente e que só conseguem ser aliviadas após a realização de algum ritual.
Os rituais podem está relacionados à limpeza (por exemplo: lavar as mãos repetidas vezes), checagem de alguma ação ou de algum objeto (por exemplo: antes de sair checar a porta inúmeras vezes), organização, simetria, entre outros e podem variar ao longo da evolução da doença. Esses comportamentos geram, muitas vezes, prejuízos significativos para a vida da pessoa e acabam impedindo que ela desenvolva sua rotina diária.
Durante a quarentena pode surgir desorientação atencional, dificuldade de concentração, necessidade de um maior cuidado com a limpeza da casa e lavagem das mãos. Sendo assim, no período de isolamento pode surgir alguns casos de TOC ou agravar aqueles já existentes.
Para uma saúde mental em equilíbrio é importante manter a regularidade do sono, uma alimentação de boa qualidade, exercício físico, criar estratégias para regular as emoções e caso você perceba que apresenta as características acima citadas ou que não está conseguindo regular suas emoções sozinho é importante buscar ajuda de um profissional neste momento.
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa Clínica, Mestra em Hebiatria (Adolescência), Terapeuta em EMDR e Especialista em Saúde Mental. Instagram: @jana.psi – Contato: (81) 9 9643-2926