Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

A Psicoterapia On-line como ferramenta para uma Mente saudável

A Psicoterapia On-line já vinha em uma curva crescente em todo o Brasil. Atualmente com o estado de pandemia, em que nos encontramos, esta modalidade de psicoterapia vem sendo a mais utilizada.

Apesar de ser uma prática relativamente nova, o Conselho Federal de Psicologia(CFP) autoriza a realização de consultas, aconselhamento e orientação através da internet. Os atendimentos, na maior parte das vezes, ocorrem em tempo real através de videoconferências, contatos telefônicos ou salas de bate-papo.

Até o mês de fevereiro de 2020, para atuar como Psicólogo On-line era necessário a aprovação do seu cadastro profissional pelo CFP. Contudo, diante da situação emergencial na qual nos encontramos o CFP lançou uma nova resolução (Resolução nº 4, de 26 de março de 2020) que dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Esta nova resolução permite ao profissional da psicologia realizar atendimentos psicológicos antes de seu cadastro ser aprovado. Mas é importante lembrar que todos os profissionais que se disponibilizarem à realizar os atendimentos on-line e ainda não tiverem o cadastro devem realiza-lo e ter conhecimento da legislação vigente para esse tipo de atendimento.

Este é, para mim, um marco para a Psicologia, pois diante do atual cenário existe uma necessidade crescente de cuidado da nossa saúde mental. O período de quarentena pode gerar ansiedades, medos e angústias que não estavam em evidência ou agravar aqueles quadros já existentes.

Se você está necessitando de acompanhamento psicológico e tem algum receio com as novas possibilidades de tratamento, disponibilize-se à experiência, busque um primeiro atendimento on-line para compreender melhor como funciona, pois talvez você se surpreenda. A psicoterapia on-line é comprovada cientificamente e é realizada com seriedade e ética como a psicoterapia presencial.

Caso você queira mais informações leia a Resolução CFP 11/2018, que fala sobre a prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologia de informação e comunicação.


Janaína Maria G. F, Psicologa Clínica., Mestra em Hebiatria (Adolescência), Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química, Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP, Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE, Colunista do Psicologia em Foco – Blog do Finfa, Colaboradora do Projeto de Extensão UPE – Sono é Vida
Instagram: @jana.psi


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments