Sou cidadão da cidade de Quixaba-PE, no Sertão do Pajeú, e em 2014 juntamente com o Pe. Pedro, estivemos nos estúdio da emissora Rádio Pajeú, com uma comissão popular para reivindicamos atenção da Compesa, no que diz respeito ao fornecimento de água em nossa cidade. Na época vivíamos uma crise de escassez da líquido por conta da seca. A cidade inteira passava semanas e até meses sem o fornecimento de água.
Pois bem 6 anos depois e a única coisa que mudou, foi que agora os nossos mananciais estão com bastante água graças a Deus.
Vivemos dias difíceis sem o fornecimento de água e nesse crítico momento que mundo inteiro está enfrentado por conta do COVID19, uma das orientações da Organização Mundial de Saúde, é a higiene de forma geral o que fica limitado sem a substância.
Hoje passamos semanas e até mês sem o fornecimento de água nas nossas residências, pouco é feito por parte da Compesa para resolver a situação. Existem reclamações, mas como sempre a Compesa faz de conta que vai resolver ou até faz algo paliativo e a nossa situação contínua a mesma.
Em 2014 o Gerente da Compesa o senhor Bruno, nos garantiu temos inclusive documentos e a própria entrevista da Rádio Pajeú, que a adutora iria solucionar todos os problemas e até o rodízio de fornecimento de água na cidade iria acabar.
Como reivindicações da nossa comissão popular na época queríamos a recuperação (desassoreamento) da Barragem da Serrinha dos Carlos que até 2014, era nossa única fonte de abastecimento, fizemos visitas a mesma que na época se encontrava vazia, solicitávamos ainda a substituição da tubulação do manancial até a estação de tratamento, e a resposta que o Gerente Bruno nos passou, foi que a Compesa não tinha interesse em fazer os serviços e nem pretendia mais usar a barragem como fonte de fornecimento de água, pois a ‘ADUTORA’, seria o suficiente.
Hoje nossa única fonte da substância de fato é a adutora e quando a mesma apresenta problemas ficamos sem fornecimento algum de água.
Na nossa cidade já era normal o rodízio de água a cada 15 dias em cada rua e com alguns problemas no sistema adutor nesse período chuvoso, há ruas que já se encontram a mais de 30 dias sem água.
Se ligamos pra Compesa, a mesma informa para alguns “que segundo o calendário deles a rua de onde o morador está localizado teve abastecimento a poucos dias”, “que nesse momento está tendo abastecimento da referida rua”, “que o abastecimento segue normalmente” e poucas vezes que de fato está enfrentado problemas no fornecimento; essas são algumas das desculpas por parte de quem atende aos telefonemas, pAra não generalizar toda a empresa.
O fato é que a Cidade de Quixaba nunca foi vista pela empresa e com poucos investimento no sentido de realmente resolver a situação que perdura por vários anos seguidos.
Então venho pedir espaço para este blog, para nos ajudarmos nessa causa. Já temos uma outra comissão, estamos recolhendo abaixo assinado e vamos também procurar a Promotoria, pois precisamos de apoio de todos nessa luta.
Obrigado.
Professor Valdemir Ferreira