Como pode alguém não gostar do Natal?
Você conhece alguém que não gosta do Natal? Pois é, existem pessoas que não compartilham muito do que a sociedade chama de ‘Espírito Natalino’.
Denominada de Síndrome de Grinch, por causa do filme O GRINCH em que o personagem principal não gosta do Natal, as trocas de presentes, as decorações em casa e a árvore de Natal não agradam à todos.
Isso ocorre porque algumas pessoas fazem a leitura crítica de que nessa época do ano todos ficam mais voltados para as compras e o comércio de mercadorias pendendo assim o real motivo de comemoração da data que é o nascimento de Jesus.
Além disso, outro motivo relacionado a não comemoração da data pode está ligada a algum trauma importante na vida do sujeito, como violência doméstica, abandono ou morte de um familiar e por ser uma data de comemoração em família é difícil por acabar associando o dia do Natal ao evento traumático.
Então, se você é uma dessas pessoas que não se sente a vontade nesta data e isso traz prejuízos significativos no trabalho, com a família, etc, sugiro buscar auxílio com psicólogo e/ou psiquiatra. Eles poderão te ajudar a elaborar o evento difícil e resignificar a cena traumática.
Obs. Sugestão lúdica de abordagem da temática O GRINCH (2019).
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo.Psicologa Clínica.Mestra em Hebiatria (Adolescência). Instagram @jana.psi