Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Como pode alguém não gostar do Natal?

Você conhece alguém que não gosta do Natal? Pois é, existem pessoas que não compartilham muito do que a sociedade chama de ‘Espírito Natalino’.

Denominada de Síndrome de Grinch, por causa do filme O GRINCH em que o personagem principal não gosta do Natal, as trocas de presentes, as decorações em casa e a árvore de Natal não agradam à todos.

Isso ocorre porque algumas pessoas fazem a leitura crítica de que nessa época do ano todos ficam mais voltados para as compras e o comércio de mercadorias pendendo assim o real motivo de comemoração da data que é o nascimento de Jesus.

Além disso, outro motivo relacionado a não comemoração da data pode está ligada a algum trauma importante na vida do sujeito, como violência doméstica, abandono ou morte de um familiar e por ser uma data de comemoração em família é difícil por acabar associando o dia do Natal ao evento traumático.

Então, se você é uma dessas pessoas que não se sente a vontade nesta data e isso traz prejuízos significativos no trabalho, com a família, etc, sugiro buscar auxílio com psicólogo e/ou psiquiatra. Eles poderão te ajudar a elaborar o evento difícil e resignificar a cena traumática.

Obs. Sugestão lúdica de abordagem da temática O GRINCH (2019).

Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo.Psicologa Clínica.Mestra em Hebiatria (Adolescência). Instagram @jana.psi


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários