Visando ampliar a participação da sociedade em ações educativas em prol da segurança no trânsito, estimulando a reflexão numa perspectiva de preservação de vidas, de modo a contribuir, para que seja adotado pelos jovens, hábitos e atitudes que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Seduh, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, entregou hoje (27), o III Prêmio de Educação para o Trânsito.
O prêmio é realizado pela Escola Pública de Trânsito – Paulo Amaro Cassundé. Foram três categorias disponibilizadas, sendo elas: Redação, voltada aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estadual; Prática Educativa, direcionado aos profissionais de educação das redes municipais e estadual e por último, Artigo Científico, destinada aos estudantes universitários e profissionais de pedagogia, psicologia e licenciatura. Essas duas últimas com temáticas livre sobre educação de trânsito. O tema da redação foi “No trânsito, o sentido é a vida”.
Na categoria Redação foram contemplados com um smartphone cinco alunos, sendo o primeiro colocado, Airton Sena De Melo; a segunda, Dayanne Sabrina Aragão De Sousa; a terceira, Giovanna Silva Sá Pereira De Lima; a quarta, Ezilla Raquel De Lima Sousa; e a quinta, Shirlane De Brito Araujo. Já entre as Práticas Educativas, que contemplou os cinco primeiros lugares com premiação de três mil reais, teve como primeira colocada, Maria Glêciane Maia De Macêdo; a segunda, Fernanda Lopes Sá Barreto; a terceira, Sandra Cristina Oliveira Da Silva; a quarta, Salete Soares Da Silva; e a quinta, Jéssica Santos Do Nascimento. Na categoria Artigo Científico os três primeiros colocados receberam dois mil e quinhentos reais o autor e um mil e quinhentos reais o docente orientador, consagrando-se em primeiro lugar o estudante universitário, Antônio Alves Tôrres Fernandes, orientado por Dalson Britto Figueiredo Filho; o segundo colocado foi Valdir Soares Fernando, com o orientador Paulo Belisário Carvalho Neto, e o terceiro foi Cleison Pereira Da Silva, com José Claudio Da Silva como orientador.
“Esse Projeto reforça a preocupação do Órgão não só com a nova geração de condutores, como também com todos os outros atores do trânsito, para que tenhamos um trânsito mais humanizado e seguro”, destacou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles.
Participaram do evento, além da Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho; o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia; a coordenadora do curso de especialização em psicóloga no trânsito, da ESUDA, Geclé Limma; o representante do Observatório Nacional de Trânsito e coordenador do curso de especialização em gestão e direito de trânsito da ESUDA, Emanoel Lima; e o Coordenadora da Ciretran de Gravatá, Vital Medeiros. Além de representantes da Secretaria Estadual de Educação. O prêmio apresentou um aumento de 300% nas inscrições, considerando o ano de 2018. Foram 1.329 redações recebidas, 53 práticas educativas e 14 artigos científicos.