Será que você está apaixonado?
Vocês já se sentiram apaixonados? Estão passando pelo processo de apaixonamento neste momento? Será? Hoje nós vamos conversar um pouco sobre a paixão.
O amor se divide em diferentes fases e a primeira delas é a paixão que tem como características principais a sua intensidade e sua curta duração. Os estudos mostram que quando estamos apaixonados o nosso cérebro libera hormônios (oxitocina e a vasopressina) que influenciam diretamente na nossa conexão com o outro, no apego entre o casal.
Além disso, durante a paixão os níveis de dopamina ficam mais altos por isso você se sente mais motivado, mais cheio de energia. Outros hormônios podem influenciar no seu desejo de estar sempre perto da pessoa por quem você está apaixonado e você pode se sentir eufórico, ansioso ou inseguro.
Agora atenção, pois a paixão também acaba inibindo o seu córtex pré-frontal, ou seja, a pessoa apaixonada tem menor facilidade em frear os seus impulsos e em enxergar as consequências de suas escolhas no futuro. Então fica a dica, se você está apaixonado evita tomar grandes decisões neste momento.
Para além disso, aproveita a fase do apaixonamento principalmente se ela estiver sendo correspondida.
Obs.: Esta coluna é um breve resumo do vídeo publicado no Canal do YouTube NeuroVox, do Professor Pedro Calabrez. Tem interesse em visualizá-lo na íntegra? Então busca por: O Cérebro Apaixonado | PEDRO CALABREZ | NeuroVox 002.
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo Psicologa Clínica, Mestra em Hebiatria (Adolescência), Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE – Colunista do Psicologia em Foco – Blog do Finfa, Colaboradora do Projeto de Extensão UPE – Sono é Vida
Instagram: @jana.psi