Por G1 PE
Pernambuco teve a maior redução do país no número de pessoas mortas por policiais no primeiro semestre de 2019. De janeiro a junho deste ano, 32 pessoas foram assassinadas pela polícia no estado, o que representa uma queda de 44,8% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registrados 58 casos.
É o que mostra o Monitor da Violência, um levantamento exclusivo feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos estados e do Distrito Federal.
Realizado em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o índice abrange todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa (em serviço e fora de serviço).
A taxa de pessoas mortas por policiais por grupo de 100 mil habitantes é de 0,3 em Pernambuco, a mesma registrada em Minas Gerais. Ela é menor do que a taxa nacional, que é de 1,4.
Com relação ao número de policiais mortos no primeiro semestre de 2019, Pernambuco contabilizou cinco mortes, o que equivale a uma redução de 37,5% em comparação aos seis primeiros meses de 2018, quando houve o registro de oito casos. Por grupo de 1 mil policiais, a taxa do estado é 0,2, igual à nacional.