Home » Sem categoria » Saúde em evidência

Saúde em evidência

Ansiedade afeta o coração?
Os transtornos de ansiedade estão cada vez mais comuns na prática clínica do dia a dia. Com o aumento da incidência dessa doença as idas ao cardiologista se tornaram mais frequente nesses pacientes por que inicialmente os sintomas mais comuns são decorrentes da resposta do coração a toda a cascata de reações que se caracteriza a ansiedade.
Palpitações, sudorese intensa, sensação de falta de ar e tonturas são as principais queixas, porém como todos eles se correlacionam também com doenças mais graves como infarto, as pessoas tendem a procurar o cardiologista.
É importante saber que nesses casos o coração apenas reage a descarga de substâncias que a ansiedade gera, como a adrenalina, e ele pouco sofre nesse processo.Ou seja, a ansiedade inicialmente não compromete o funcionamento cardíaco. Porém, caso o transtorno de ansiedade evolua, outras doenças podem vir associadas como a hipertensão arterial, obesidade e em consequência, complicações maiores podem aparecer.
Então o primeiro passo é identificar a doença corretamente e iniciar o tratamento adequado. Apenas com o controle desta é que teremos segurança que o coração não irá sofrer com o passar o tempo.
Ansiedade é problema sério. Não se pode brincar com essa situação.
Dr. Antonio Melo é médico cardiologista formado pela UFCG, com residência médica nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia e Ecocardiografia pelo PROCAPE. Reside em Serra Talhada e atende no Centro Médico Villa Saúde. Instagram – @dr.antoniomelo Canal no YouTube – Dr Antonio Melo Cardiologista Site – www.drantoniomelo.com.br

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários