Sexualidade na Adolescência e a importância do diálogo
A adolescência é uma fase da vida de experimentação, onde tudo é vivido de modo mais intenso e os hormônios estão em turbilhão. É também uma fase onde estamos mais expostos e vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis e a uma gravidez não planejada.
Mas então, o que fazer? Como dialogar com os filhos sobre esse tema tão tabu? Qual o momento certo para iniciar um diálogo sobre a temática? São inúmeras as questões que martelam a cabeça dos pais ou responsáveis.
De fato, a educação sexual não deve ocorrer apenas na adolescência. Desde cedo é importante que você dialogue com seus filhos sobre sexualidade, claro que com as temáticas e linguagem pertinente para cada faixa etária. O importante é deixar claro que eles podem contar com vocês para conversar sobre suas dúvidas e dificuldades, pois assim na adolescência fica mais fácil dar continuidade a esse acompanhamento. Mas se seu filho já é adolescente e por algum motivo você não teve oportunidade ainda de inserir esse assunto em suas conversas, você pode aproveitar a cena de algum filme, série, novela ou alguma música que trate sobre relacionamento e iniciar o diálogo tentando entender como ele compreende e qual a opinião dele.
A informação é muito importante para que no futuro seu/sua filho(a) consiga manter relações saudáveis. Então oriente sobre métodos contraceptivos, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, abuso sexual, etc. É primordial um espaço em casa onde o adolescente se sinta a vontade para compartilhar suas alegrias e tristezas, medos e angústias. Ter um espaço para conversa e para troca de experiências é um bom começo.
Sei que as vezes os pais não se sentem tranquilos para realizar esse tipo de diálogo com o filho. Se você é assim procure um profissional que possa realizar essas orientações. O importante é que seu/sua filho(a) cresça e se desenvolva compreendendo essa temática para que assim ele consiga realizar suas escolhas de modo responsável.