Vamos compreender um pouco mais sobre o TOC
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido com TOC, é um distúrbio de ansiedade que tem como características principais crises de obsessões e compulsões.
As obsessões são pensamentos, ideias, imagens ou impulsos incômodos e intrusivos que estão relacionados à medos, preocupações, memórias. Já as compulsões, podem se manifestar como comportamentos ou ações mentais que tem um teor repetitivo, que ocorrem na tentativa de diminuir a ansiedade de que algo temido ocorra.
As obsessões mais comuns estão relacionadas ao medo de se contaminar, se ferir ou ferir os outros, à questões relacionadas a religião. E as compulsões mais recorrentes são de lavagem, checagem, repetição e alguns rituais de trocas de objetos.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo é multifatorial seu diagnóstico é clínico, sendo necessário que essas obsessões e compulsões estejam trazendo prejuízos para sua vida, consumam
tempo, causem sofrimento e incômodo ao sujeito ou às pessoas que convivem com ele.
O tratamento pode ser realizado a base de psicoterapia e terapia medicamentosa, desde que cada caso seja avaliado individualmente e à partir de sua singularidade.
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo – Psicologa Clínica
Mestra em Hebiatria (Adolescência) Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química, Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP, Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE
Colunista do Psicologia em Foco – Blog do Finfa
Colaboradora do Projeto de Extensão UPE – Sono é Vida
Instagram: @jana.psi