Setembro Amarelo: Vamos falar sobre suicídio?
Você sabia que todo ano aproximadamente 800mil pessoas se suicidam no mundo? Pois é, no Brasil são em média 30 casos por dia. E nós ainda temos muita dificuldade para conversar sobre essa questão pelo tabu que ela ainda representa em nossa sociedade. Então o setembro Amarelo tem o objetivo de dar voz a essa temática que ainda é pouco falada.
O suicídio é um tema complexo e multifatorial. A Organização Mundial da Saúde refere que há relação entre o suicídio e distúrbios mentais, destacando a depressão e o uso de álcool. Além disso, outro fator que pode estar ligado é a impulsividade em momentos de crise e a dificuldade em lidar com situações de estresse como, problemas financeiros, términos de relacionamento ou dores crônicas e doenças.
Existem algumas medidas que podem auxiliar para que o suicídio seja evitado, como a redução dos produtos e objetos utilizados (por exemplo, pesticidas, armas de fogo, etc), informações transmitidas pela mídia de modo responsável, políticas que auxiliem na redução do uso de álcool, a identificação precoce e tratamento para as pessoas com transtorno mental, que tem dor crônica ou estresse emocional agudo, entre outras.
Caso você tenha mais interesse pela temática sugiro a leitura da Folha Informativa sobre suicídio, construída pela Organização Mundial da Saúde.
Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa Clínica. Mestra em Hebiatria (Adolescência). Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química, Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP. Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE. Instagram: @jana.psi. Atendimento na clínica Mayhara Pires, agendamento pelo telefone (81) 99643 2926.
Ótimo tema!
Excelente texto!
Parabéns