A equipe da Coordenação de Educação e agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, promoveram no último sábado (21), na Avenida Agamenon Magalhães, embaixo do viaduto da Avenida Norte, sentido Recife, Blitz Educativa que alertou motociclistas sobre os perigos do trânsito e o alto índice de mortes e feridos. A ação faz parte da XIX Semana Nacional de Trânsito 2019, que esse ano trabalha sob o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, com foco no condutor do amanhã.
Segundo o agente e instrutor de trânsito, David Ferreira, que falou sobre “Norma de circulação e conduta no trânsito”, o objetivo é chamar a atenção da população para um trânsito mais seguro. A Semana Nacional de Trânsito não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade é convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres”.
No local, os pais foram abordados na blitz e convidados a verem vídeos educativos no caminhão da Turma do Fom-Fom, quando agentes de trânsito e técnicos da Coordenadoria de Educação de Trânsito falaram sobre as principais causas de acidentes, sensibilizando e tirando dúvidas sobre a legislação, além da distribuição de brindes.
Já no domingo (22), na PE 60, em frente ao posto do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, no Cabo de Santo Agostinho, aconteceu a Blitz Educativa para alertar motoristas sobre a mistura fatal de álcool e direção. A agente e instrutora de trânsito, Paula Regina Ferreira Santana, falou sobre os perigos e o alto índice de mortes e feridos, resultante dessa mistura.
Amanda Caroline Santos da Silva, 26 anos, mãe de 2 filhos, casada com o motociclista Itagiba Monteiro de Araújo, 32 anos, que estava viajando com ele, achou a ação de extrema importância, pois alerta os perigos e as consequências da imprudência ao conduzir uma motocicleta, mostrando que se não matar, deixa com sequelas. “Meu marido tem moto há mais de 10 anos e é muito cuidadoso. Foi bom ele assistir a aula do agente de trânsito pois, assim, ele vai valorizar ainda mais a vida”, concluiu.
FOTOS: PAULO MACIEL // DETRAN-PE