Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

O que é uma pessoa multitarefas?

Você arruma a casa enquanto assiste vídeos? Conversa com o amigo e ao mesmo tempo responde seus e-mails? Confere as redes sociais enquanto se alimenta?

Ser multitarefa é realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. E é o que a vida moderna vem exigindo, que se consiga realizar inúmeras atividades simultaneamente.

Algumas pesquisas apontam que diante de situações como essas a capacidade de processar informações fica diminuída, reduzindo a habilidade que o cérebro tem de recuperar os conteúdos vividos de forma eficaz. Isso ocorre porque o ser humano é limitado em sua capacidade para processar esses dados, fazendo com que as vezes haja uma perda de cerca de 20 a 30 minutos quando se realiza mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Durante a ultima semana, eu assisti à um vídeo da Psiquiatra Sofia Bauer, ‘Multitarefas faz mal’, onde ela pontuava que o efeito multitarefas diminui o nosso Quoeficiente de Inteligência (QI) em aproximadamente 10 pontos, que equivalem a ficar cerca de 36 horas sem dormir. E afirma, ainda, que a médio prazo essas questões podem causar quadros de depressão, compulsão, dores musculares e doenças inflamatórias.

Como o seu cérebro já está adaptado à esse modo de funcionamento é importante criar uma rotina com o objetivo de readequação no desempenho das suas atividades. Sugiro que ao realizar alguma atividade tenha em mãos algum material para anotação. Deste modo, fica mais fácil de terminar uma tarefa, já que você poderá anotar cada vez que lembrar de algo que precisa fazer e que não está relacionado ao que está sendo executado naquele momento. Só depois de concluí-la você iniciará uma outra que lembrou e anotou em seu caderno. Fazendo isso, após 6 ou 7 semanas perceberá que o seu cérebro está se comportando de modo em que os pensamentos e lembranças sobre o que ainda precisa ser concluído vão diminuindo e você consegue ter uma maior concentração.

A meditação é outra possibilidade para acalmar a mente e manter uma vida mais saudável. Então começa agora tentando verificar em suas atividades do dia a dia , quais você está realizando de forma multitarefas e tenta priorizar uma atividade de cada vez. Assim você terá uma vida mais saudável.

Janaína Maria G. Fonsêca Tolêdo. Psicologa Clínica. Mestra em Hebiatria (Adolescência). Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Química. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP. Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/PE. Colunista do Psicologia em Foco – Blog do Finfa. Colaboradora do Projeto de Extensão UPE – Sono é Vida. Instagram: @jana.psi – Atende em Afogados da Ingazeira e Recife.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários