O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aprovou solicitação do deputado federal Fernando Rodolfo (PR-PE), em audiência nesta terça-feira, 30, para construção de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal no Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns, e de uma UTI no ICIA (Instituto do Câncer Infantil do Agreste), em Caruaru, com dez leitos cada uma. Os recursos virão de emendas parlamentares adicionais a serem liberadas.
“Vamos construir as UTIs”, assegurou Mandetta. Rodolfo argumentou ao ministro da Saúde ser inconcebível que dois hospitais de alta demanda, vinda de todo o Agreste Meridional, não possuam UTIs. “É uma reivindicação
justíssima da população da região, que não pode continuar a ser protelada. Com as UTIs, o Hospital Infantil e o ICIA completam seu espectro de atendimento”, assinalou o deputado pernambucano.
Rodolfo levou à audiência o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, que obteve aprovação de Mandetta a dois pedidos da prefeitura. O Ministério aportará recursos para a conclusão das obras da Unidade de Saúde de Lagoa de Pedra e para manutenção de uma das quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em funcionamento no município. As duas solicitações haviam sido encaminhadas pela prefeita Raquel Lyra em reuniões anteriores no Ministério.