Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que surge na infância e frequentemente se mantém por toda vida. Seus sintomas podem ficar mais evidentes após a inserção da criança na escola pela dificuldade em se concentrar na aula, nas atividades e pela impulsividade ou necessidade de movimentação contínua.

Na adolescência os sintomas de TDAH podem continuar persistindo, contudo com a puberdade muitas vezes ocorre a diminuição ou ainda o desaparecimento dos sintomas de hiperatividade. Já na vida adulta cerca de 50% a 70% dos casos de TDAH persistem com modificações do quadro clínico, sendo suas maiores dificuldades a organização, sustentação da atenção e memória.

O diagnóstico é fundamentalmente clínico, podendo ser realizado por exames como o eletroencefalograma, a neuroimagem ou a avaliação neuropsicológica, além da entrevista clínica. Suas principais características são a desatenção e a hiperatividade e impulsividade. O padrão persistente de desatenção e/ ou hiperatividade e impulsividade, comumente acaba trazendo prejuízos importantes em pelo menos dois contextos de vida como a família, a escola e o trabalho.

O TDAH pode apresentar três subtipos, sendo apenas sintomas de desatenção, apenas hiperatividade/ impulsividade ou o subtipo combinado que é quando o sujeito apresenta tanto o quadro de desatenção como a hiperatividade/ impulsividade.

O tratamento inclui uso medicamentoso e intervenções psicossociais volta das para a modificação dos comportamentos, a criação de novos hábitos, a melhora das capacidades de enfrentamento, a motivação, auto-estima e autonomia diante das questões do dia a dia. É assim que é realizado o suporte e o acompanhamento à pessoa com TDAH.

A Drª Janaína Fonsêca é Pós-graduada em Saúde Pública, Saúde Mental e Dependência Clínica e Terapêuta em EMDR. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP e Mestre em Hebiatria (área que aprofunda conhecimentos sobre a adolescência). Atende na Clínica Mayhara Pires toda quarta-feira. Contato: (81) 9 9643-2926. E-mail: jana.psi@hotmail.com. Instagram: @jana.psi.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments