Síndrome do Esgotamento Profissional
A Síndrome do Esgotamento Profissional ou Síndrome de Burnout está relacionada aos quadros de exaustão emocional ligados ao excesso de trabalho. O termo Burnout tem origem inglesa (“burn”- queima e “out”- exterior) e foi empregado, pela primeira vez, pelo psicólogo Freudenberger na década de 70.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com o medo do desemprego, os profissionais sentem a cobrança diária, afetando seu estado físico e mental, aumentando o nível de estresse e as exigências emocionais no dia a dia.
A pessoa com a Síndrome de Burnout apresenta quadros de dor de cabeça e dor muscular recorrente, dificuldades na concentração e muitas vezes se sente insegura e sem motivação, com dificuldades em relação ao sono, impaciência e irritação. O Ministério da Saúde aponta que os primeiros sinais da doença são o esgotamento emocional, o distanciamento afetivo e a perda de sentido de realização profissional.
O tratamento é realizado com a psicoterapia e em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos. As intervenções do psicólogo auxiliarão na mudança de hábitos, através de exercícios de relaxamento e atividades que ajudem na diminuição do estresse. Se você vem apresentando algum desses sintomas procure um psicólogo para avaliar o caso e realizar as orientações, intervenções e encaminhamentos necessários.