Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Depressão: mal do século

A depressão tem sido uma temática recorrente e não é atoa que ela é tida como mal do século. A Organização Mundial da Saúde pontuou em sua folha informativa (2018) que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram com esse transtorno. Ela é a principal causa de incapacidade, atinge mais frequentemente as mulheres e pode levar ao suicídio.

É importante pontuar que a tristeza é um sentimento normal e que diante de situações significativas em nossa vida, como: fim de um relacionamento, desemprego, morte de uma pessoa querida por nós, possivelmente nós nos sentiremos tristes. A literatura aponta que os quadros de tristeza duram aproximadamente de 15 a 20 dias.

Caso essa tristeza se estenda de modo que o sujeito apresente dificuldades nas suas atividades do trabalho, escola, meio familiar ou social, apresentando uma redução na energia, rebaixamento do humor, perda de interesse, problemas de sono, diminuição da auto-estima, perda de apetite, etc, é importante procurar profissionais que possam avaliar melhor a história de vida do sujeito para compreender se essas questões estão relacionadas à um quadro de depressão.

A psicoterapia pode auxiliar tanto em casos mais leves, na diminuição das dificuldades emocionais, no auto conhecimento, resolução de conflitos, reorganização dos pensamentos. Como também em casos mais graves onde há necessidade de uso medicamentoso. Neste último, a psicoterapia em parceria com a medicação pode alcançar resultados importantes. Por isso, muitas vezes há necessidade de um olhar multiprofissional que compreenda o sujeito como um todo.

Janaína Maria Gomes Fonsêca Tolêdo (CRP/PE – 02/ 16 532) é Psicóloga, Pós-graduada em Saúde pública, saúde mental e dependência química, Terapêuta em EMDR. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP e atualmente faz Mestrado em Hebiatria, área que aprofunda conhecimentos sobre a adolescência.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários