Vamos falar sobre ansiedade?
A ansiedade é um mecanismo de sobrevivência e adaptação, é uma emoção normal e uma forma natural do nosso corpo nos preparar para uma situação desafiadora. Diante de uma ameaça a ansiedade nos faz lutar ou fugir, nos protegendo.
Quando acontece uma situação importante o nosso cérebro envia uma mensagem para nosso corpo avisando que estamos em perigo, nosso sistema nervoso entra em ação e passamos a funcionar de modo a lidar com a situação. A boca fica seca, sentimos dor de barriga, tontura, dor no peito, o coração fica acelerado, etc. Isso é ansiedade.
Porém quando você passa a evitar situações, lugares ou objetos, quando a ansiedade passa a atrapalhar sua vida por medo das reações físicas, de ser julgado ou de fracassar estamos diante de um quadro adoecedor. Geralmente a pessoa que tem ansiedade tem uma visão distorcida, critica e negativa sobre si mesmo.
Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior número de pessoas atingidas pela doença. Estima-se que a cada 1000 brasileiros 93 apresentam quadros de ansiedade.
O acesso à informação, o exercício físico, a alimentação, atividades como yoga e meditação e técnicas de respiração podem auxiliar nesses casos. Além disso, a psicoterapia ajuda no autoconhecimento, na compreensão sobre seus medos e dificuldades buscando o entendimento de como os sintomas aparecem e como lidar com eles através de técnicas que serão testadas dentro e fora do consultório. Se você se identificou com esses sintomas e acha que precisa de ajuda, procure um(a) psicólogo(a) pois ele te dará suporte nesta caminhada em busca de uma maior qualidade de vida.
Referências:
OMS. Relatório Mundial da Saúde. Saúde Mental: nova concepção, nova esperança. Disponível em:< https://www.who.int/whr/2001/en/whr01_po.pdf. Acesso em: 12 de janeiro de 2019.
WOLF, Camila. Querida Ansiedade:um guia simples para transformar a vilã em amiga. Disponível em:< https://www.vestgeek.com/wp-content/uploads/2017/10/Querida-Ansiedade-Camila-Wolf-Terapia-a-Distancia-Vestgeek.pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2019.
Janaína M. G. Fonsêca Tolêdo (CRP/PE – 02/ 16 532) é Psicóloga, Pós-graduada em Saúde pública, saúde mental e dependência química, Terapêuta em EMDR. Foi Residente do Programa Multiprofissional de Saúde Mental do IMIP e atualmente faz Mestrado em Hebiatria, área que aprofunda conhecimentos sobre a adolescência.
Atende, atualmente, na Clínica Mayhara Pires em Afogados da Ingazeira e em Recife-PE Contato: (81) 9 9643-2926. E-mail: jana.psi@hotmail.com. Instagram: @jana.psi