Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

SEBASTIÃO DIAS FILHO

A primeira que o ouvi cantar foi no antigo Cine Bom Jesus, na Av. Manoel Borba, durante o intervalo de uma cantoria entre Moacir Laurentino e Zé Feitosa, ao fazer um “baião” com Moacir falando sobre o céu e inferno.
Naquela oportunidade meu querido pai sentenciou: “Este rapaz vai ser um grande cantador”. A previsão do velho Quincas Rafael realizou-se: Sebastião Dias tornou-se um dos melhores cantadores do Nordeste.

Dono de um estilo inconfundível, detentor de um domínio destacável nunca vi Sebastião Dias perder a compostura antes de enfrentar qualquer cantador. Formou com João Paraibano uma das mais perfeitas duplas de cantadores e juntos realizaram feitos indescritíveis pelo Nordeste.

Seus poemas “Conselho ao filho adulto”, “A voz do Eito” e “Súplica dos Ecólogos” são obras de altíssimo nível. Em “Cenários do Pajeú” ele retrata o nosso rio com uma riqueza de detalhes comparável às obras de José de Alencar e Machado de Assis. Na recente “Canção da Paz” ao escrever: … “Levantem todos que estão caídos/nem todos os sonhos foram destruídos/novos caminhos temos que seguir/chegou à hora de ferir os ombros/somar esforços, remover escombros/que ainda é tempo de reconstruir” deixa brilhante recado contra a violência.

Além de poeta extraordinário Sebastião Dias é inovador. Levou a sanfona para seus poemas, dando-lhes uma roupagem nova com uma coragem encontrada apenas nos mitos. Conhecido como o Chico Buarque da viola
Sebastião faz por merecer tal deferência. Afirmo, contudo, que suas criações podem ser pintadas nas “Aquarelas” de Toquinho e recitadas com a delicadeza dos poemas de Vinícius.

O filho de Ouro Branco – RN é um pajeuzeiro por adoção e por devoção. Pela vontade do povo de Tabira está no segundo mandato de prefeito, compatibiliza a ação do político com a arte da viola.

(*) Publicado originalmente no site www.afogadosdaingazeira, como “Pessoas do meu sertão XIII”

 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários