Home » Sem categoria » Secretaria de Agricultura destaca resultados positivos alcançados pela atual gestão em confraternização de final de ano para servidores

Secretaria de Agricultura destaca resultados positivos alcançados pela atual gestão em confraternização de final de ano para servidores

No ano de 2018, Pernambuco foi destaque na economia graças à agricultura, que registrou crescimento de 17,3% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. A notícia positiva e todos os resultados alcançados pelo setor na atual gestão da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) foram apresentados nesta quarta-feira (19/12), durante o café da manhã de confraternização realizado pela secretaria para seus servidores, no auditório do IPA.

Uma das prioridades do Governo Paulo Câmara, a pasta da agricultura cumpre papel estratégico na execução de ações e projetos para o desenvolvimento de todas as regiões do Estado, por meio de políticas públicas que fazem diferença na vida dos que mais precisam. Com um olhar voltado especialmente para os agricultores familiares: são 275.720 estabelecimentos familiares responsáveis pela produção de mandioca, feijão, milho, fruticultura e hortifruti, dentre outras culturas, que colocam na mesa da população grande parte dos alimentos consumidos. Uma participação de R$ 54 bilhões no PIB do Estado.

Dentre os tópicos apresentadas pelo secretário Wellington Batista, destaques para ações de acesso à água, acesso à terra, assistência técnica; implementos agrícolas, comercialização e geração de renda. Os números são expressivos: de 2015 a 2018, foram quase 50 mil cisternas de 1ª e 2ª água construídas, 299 barragens, 189 sistemas simplificados de água implantados, 760 poços perfurados, mais de 12 mil títulos de acesso à terra entregues, dentre outros.

“Fizemos uma prestação de contas de tudo o que foi realizado. Estamos comemorando cada passo e degrau que conseguimos alcançar com muito trabalho e empenho de todos os gestores e servidores da pasta, e ainda há muito mais a ser feito em prol dos homens e mulheres do campo”, pontuou o secretário. Outro ponto destacado foi o implemento de políticas públicas a partir de uma relação de diálogo e escuta atenta da população, dos movimentos sociais, entidades de classes e da sociedade civil organizada.

Estiveram presentes a presidente do IPA, Nedja Moura; o presidente do Iterpe, André Negromonte; o diretor-presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima; o secretário executivo de agricultura familiar, José Cláudio; e Arthur Perruci, gerente de monitoramento e avaliação do ProRural, representando o diretor geral Fábio Fiorenzano.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *