Home » Coluna do Finfa » Coluna do Finfa

Coluna do Finfa

Vitória da Habilidade – O governador reeleito Paulo Câmara, mostrou uma habilidade política, que muitos não esperavam. Governando com uma grande crise econômica, impactando sua gestão, Paulo administrou esse 3 anos e 10 meses, dentro de um cronograma que obteve êxito.

A oposição juntou, Armando, Mendonça, Bruno, família Ferreira, os Coelhos, Elias Gomes, o apoio de prefeitos das maiores cidade do Estado, como, Raquel Lira, Izaias Régis, Anderson Ferreira, Meira, Edson Vieira, Joaquim Neto, Helio dos Terrenos, Mário Ricardo, Miguel Coelho, Luciano Duque, entre outros. Paulo Câmara que obtinha uma grande rejeição, foi colocando os pontos nos ‘ís’, conseguiu com muita habilidade, juntar Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, ferrenhos adversários, trouxe o ex-prefeito João Paulo para seu palanque, além de colocar Luciano Santos na vice.

Sempre administrando com muita cautela o Estado, nunca deixando de pagar os salários em dias, fazendo dentro do possível, obras em quase toda as cidades do Estado, Câmara mostrou que aprendeu fazer política em pouco tempo. Isso fez que durante a campanha sua rejeição baixasse e após a saída de Marília Arraes, imagina-se que algo maior fosse migrar para a candidatura de Armando Monteiro, pelo contrário, Armando estagnou e não conseguiu em nenhum momento ultrapassar o Governador nas pesquisas.

Sem dúvida nenhuma, a aliança com o PT, e o slogan Paulo é Lula e Lula é Paulo, o apoio em especial do prefeito do Recife, Geraldo Julio, foram marcantes e muito significativo para sua vitória ontem. Agora tenho quase certeza, que a partir de janeiro/2019, o governo que vai se iniciar, terá unicamente o dedo Paulo Câmara, ficando para trás os que falavam que era um governo dividido de vários grupos.

Excelente – O afogadense, Mário Martins, candidato a deputado estadual pelo PSOL, obteve 1.620 votos no Estado. Em Afogados da Ingazeira, Mário ficou em terceiro lugar com 1.448, derrotando o candidato do ex-prefeito Totonho Valadares, Waldemar Borges, que obteve 1.034 votos. Seu candidato a federal,João Fernando Coutinho teve 358, ficando como o sexto mais votado.

Perderam 1 – Dos atuais deputados federais que não conseguiram êxito: João Fernando Coutinho (foto), Kaio Maniçoba, Zeca Cavalcanti, Adalberto Cavalcanti, Marinaldo Rosendo, Betinho Gomes.

Perderam 2 – Os deputados estaduais que não conseguiram se reeleger: Socorro Pimentel, José Humberto, Augusto Cesar, Dr.Valdir, Vinicius Labanca, Beto Accioly, João Eudes, Zé Maurício,Eduino, Ricardo Costa, Laura Gomes, Everaldo Cabral, Edilson Silva, Jadeval de Lima, Terezinha Nunes, Sérgio Leite.

Dobrado feito tapioca – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura(foto), tem um diferencial eleitoral no Pajeú invejável. Seus candidatos venceram os candidatos da oposição, com uma votação dobrada, se não vejamos: Paulo Câmara 4.555 contra 2.173 de Armando; Gonzaga Patriota 3.818, Zeca Cavalcanti 1.186; Aglailson Victor 3.253, João Paulo Costa 1.131.

Apertado – O prefeito de Santa Terezinha, Vaninho de Danda, levou um arrocho na votação de deputados, se não vejamos: Sebastião Oliveira apoiado pelo prefeito obteve 1.836, contra 1.735 de Ricardo Teobaldo, para estadual Rogério Leão 1.869 contra 1.831 de Gustavo Gouveia apoiado pelo ex-prefeito Delson Lustosa.

Derrotada – A prefeita de Calumbi, Sandra Magalhães, foi a grande derrotada do Pajeú. Seus candidatos para Governador, Deputado Federal e Estadual, foram derrotados. Mostrando que não anda bem com a população, oseu candidato a deputado federal, foi Kaio Maniçoba, sobrinho do seu esposo Arnaldo, ficou em terceiro lugar, com uma votação pífia, 770votos, perdendo para Sebastião Oliveira 1.150 e Augusto Coutinho que teve 799.

Ruim de urnas – O irmão de Eduardo Campos, o advogado Antônio Campos, é ruim de urna, depois de ser derrotado para prefeito de Olinda em 2016, agora inventou de se sair para deputado federal, e obteve somente 3.658, ficando muito distante do sucesso.

A maior – Na cidade de Quixaba, o grupo governista, deu uma das maiores votação proporcionalmente de Pernambuco. Haddar obteve 85,03% contra 6,73% de Ciro e 6,34% de Jair Bolsonaro; para Governador Paulo Câmara, 85,38, 2.972 votos, contra 12,64% 440 votos para Armando Monteiro. Para deputado federal, Sebastião Oliveira obteve 1.815 contra 639 do segundo lugar João Campos, para estadual Alberto Feitosa, teve 39,06%, 1.624, contra 512 do segundo lugar Rogério Leão também apoiado pelo grupo governista.

Boa votação – A candidata Aline Mariano, que não conseguiu se eleger, obteve uma boa votação no Pajeú, ele obteve 7.316, a única cidade que Aline não foi votada, foi a cidade de Calumbi.

Perguntar não ofende – A votação dos candidatos do ex-prefeito Totonho Valadares, não foi abaixo do esperado em Afogados da Ingazeira?


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários