Home » Sem categoria » Barragem da Ingazeira

Barragem da Ingazeira

Por: Joel Gomes – Tuparetama

Um sonho que se complementa através dos últimos retoques conclusivos, as obras da Barragem de Ingazeira, chegam ao seu final com a esperança renovado do povo do Alto Pajeú de que as condições produtiva tomem ares de mudanças sociais para aqueles que nunca desistiram dos “sonhos”.

Em visita as edificações de engenharia que fixam o barramento das águas doce do meu querido Rio Pajeú, juntamente com mais 43 pessoas, onde alugamos carros para nos dá o suporte, comungamos com os demais presentes ao passeio, da euforia de ver concluída uma obra que saneará a falta de água e culminará com a produção de peixes, hortifrutigranjeiros, turismo, bem como, possibilitará aos sertanejos que ali enterraram seu cordões umbilicais, a não mais procurar o sudeste do País para sobreviverem humilhados e, por conseguinte, levantarem a ponta do nariz e falar: “Sou nordestino, sertanejo e muito me orgulho de ter nascido no Pajeú. É lá que foi construída a Barragem de Ingazeira”.

Uma luta travada pela “descrença” e falta de vontade política de alguns que, hoje, pela grandiosidade e possibilidades futuras de crescimento social e econômico, se intitulam “pais da Barragem de Ingazeira”. Existe, inclusive, políticos e candidatos ao próximo pleito de 2.018, que “creditam” a si próprio os “louros políticos” a conclusão das obras da Barragem de Ingazeira. Pura falácia de “mentirosos” que se vestem com a carapuça de defensores das obras da Barragem, sequer sabem seu histórico de lutas e desafios que foram desbravados por pessoas que realmente abraçaram a causa e, jamais, desistiram do sonho de vê-la no estágio final em que se encontra.

Alguns políticos “atestam” para si de que “a Barragem de Ingazeira só saiu porque ele interveio” junto aos órgãos competentes. Isto é uma forma de enganar o povo. São profecias mentirosas que ajudam a produzir ainda mais o descrédito que assola os que tentam induzir para si o que realmente não é de sua competência.

Funcionários e Coordenadores do DNOCS cumpriram seus papéis de defensores sociais de causas justas em defesa de um povo sofrido, que padeciam há anos a falta do precioso líquido que é fonte de vida pata tudo – a água -. Nos alimentavam de esperanças e compartilharam, por vezes, do nosso sofrimento e desgastes de tantas viagens em defesa da Barragem de Ingazeira, porém, sempre nos mostravam as possibilidades de como prosseguir.

Acredite, a Barragem de Ingazeira deixou de ser um sonho e tornou-se ralidade, portanto, sem política mesquinha e nem mentirosa, os “louros” cabe ao povo, já que este sabe da verdade sem falseá-la.

Tem até “cara-de-pau” que usa os meios de redes sociais e que alude ao seu candidato a deputado federal o “empenho” sobre a Barragem, exceto ao próprio que quase ou nada fez em defesa da obra.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments