Aconteceu nos dias 04 e 05 de julho, em Serra Talhada, o Seminário para Capacitação de Gestores Ambientais do Sertão do Pajeú, promovido pela Superintendência do Ibama em Pernambuco (Supes/PE) e Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Realizado no auditório do CEU das Artes, na Caxixola, o seminário foi aberto na quarta-feira (04), pelo prefeito Luciano Duque, que destacou o empenho do governo nas questões ambientais, e pelo superintendente do IBAMA-PE, Francisco Campelo. Na ocasião, foram discutidos as responsabilidades dos órgãos federais, estaduais e municipais na gestão ambiental pública, o licenciamento ambiental, cadastro técnico federal e atuação do Prevfogo – Coordenação Pernambuco.
Na quinta-feira (05), a programação contou com o painel: Desafios para a Sustentabilidade ambiental dos Municípios do Pajeú e abordou temas como a fiscalização ambiental (Núcleo de Fiscalização do Ibama-PE), gestão de recursos federais (Nucleo de Biodiversidade do Ibama-PE), gestão de resíduos sólidos (Empesa LTDA), criação de unidades de conservação (CPRH) e Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Ibama-PE).
O evento contou com a participação de representantes e gestores ambientais dos municípios de Serra Talhada, Flores, Betânia e Petrolândia, além de professores, alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira, vereadores e associações.
Além do prefeito Luciano Duque, o município de Serra Talhada foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho, equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA.