Home » Sem categoria » SARA participa da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce

SARA participa da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce

Na manhã da última quarta-feira (25), o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), Wellington Batista, participou da abertura da III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce, no Park Hotel, em Boa viagem. O encontro, que acontecerá até hoje (26), tem por objetivo tratar da execução dos convênios do Programa nos 10 estados em que atua, com foco na implantação, operação, manutenção, e monitoramento dos sistemas e atualização dos aspectos técnicos da metodologia do componente de dessalinização, considerando a instalação e procedimentos de manutenção dos poços e dos dessalinizadores.

O Programa Água Doce (PAD), coordenado pela SARA, em Pernambuco, é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. Em 2011, o Programa assumiu a meta de aplicar sua metodologia na recuperação, implantação e gestão de 1.200 sistemas de dessalinização até o final de 2018. Em Pernambuco, o Programa já visitou 21 municípios e segue na fase do diagnóstico, trabalhando nos itens Relatório socioambiental e técnico, análise físico-química e bacteriológica, e teste de vazão.

Em sua fala, o secretário Wellington Batista lembrou o Dia do Agricultor Familiar, comemorado neste 25 de julho. “Aproveito a oportunidade para lembrar e parabenizar os responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros em suas residências, os homens e as mulheres do campo. A agricultura vem destacando-se pelo seu desenvolvimento e hoje representa um aumento de 12% no PIB de Pernambuco”, comemora o secretário.

Estiveram presentes o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista; o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso À Água da Secretaria de Recursos Hídricos e qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva; o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, José Mairton Figueiredo de França; o diretor presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Marcos Vinicius do Amaral Oliveira; coordenadores do Programa Água Doce nos Estados de Pernambuco, como Paulo de Tarso; Ceará, Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte; além de técnicos, estudiosos e interessados.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários