Levar água de qualidade para quem não dispõe, tem sido uma das grandes ações do governador Paulo Câmara, que tem intensificado as autorizações para execução de obras em vários municípios do Estado. Uma dessas iniciativas foi viabilizada hoje (4), quando o governador assinou a ordem de serviços para o início das obras de implantação do sistema de abastecimento de água das localidades de Quixaba e Barro, ambas localizadas no município de Parnamirim, distante 556 quilômetros do Recife, no Sertão Central. O ato contou ainda com a participação do presidente da Compesa, Roberto Tavares, do prefeito de Parnamirim, Tácio Pontes e do deputado estadual, Rodrigo Novaes.
Segundo o presidente da Compesa, a expectativa é entregar o novo sistema de abastecimento de água de Quixaba e Barro em seis meses, beneficiando duas mil pessoas nessas localidades. “A ação, um investimento de R$ 2,1 milhões, será feita em parceria com a prefeitura do município, para atender um antigo anseio da população”, explica Roberto Tavares. Ao comentar a importância do empreendimento, o governador Paulo Câmara ressaltou que água tratada significa mais saúde para a população e que não importa o tamanho da obra ou do investimento, mas o resultado que a iniciativa representa para melhorar a vida das pessoas.
O projeto de implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Quixaba e Barro consiste na implantação de 12 quilômetros de tubulações que irão transportar seis litros de água por segundo, a partir do Sistema Adutor do Oeste até a Estação de Tratamento de Água –ETA Quixaba, localizada às margens do Açude do Cachimbo, manancial que apresenta histórico de vários períodos em colapso. Da ETA Quixaba, partirão maios 2,5 quilômetros de tubulações e construída uma estação elevatória (sistema de bombeamento) para transportar 3 litros de água por segundo até a localidade do Barro.