SETE ARTES LIBERAIS
Neste sétimo mês do ano, vamos dar rasante sobre as sete artes liberais, para muitos a soma dos saberes necessários para formação dos homens.
Gramática – Pode ser definida como o estudo ou tratado dos fatos da língua falada e escrita. Uma corrente defende que é a mãe de todas as ciências. Dede Varão (Século II antes de Cristo) tem lugar de destaque.
Retórica – A ferramenta dos debates da oratória. Os sicilianos Corax e Tísias, o romano Cícero e o grego Górgias foram expoentes. Platão negava-lhe a classificação como arte.
Dialética – Da arte do diálogo foi elevada para a arte de demonstrar uma tese por meio de argumentos capazes de convencer os oponentes. Zenon e Sócrates são citados como pais da prática dialética.
Aritmética – Partindo do conceito de ciência ou teoria dos números chegou a arte de calcular. O papiro do Rhind (1.650 a.C.) registra a teoria e a sua aplicação prática.
Música – Segundo Santo Agostinho é a “ciência da boa modulação” e para outros grupos é a “linguagem do inconsciente”. Pinturas da Suméria e do Egito trazem registro da arte há mais de 450 anos.
Geometria – O ramo das matemáticas que trata das propriedades do espaço. Os babilônios já utilizavam a arte no período de 2.000 a 1.600 a. C. Grande evolução na cidade de Alexandria e com Euclides (300 a.C.).
Astronomia – Ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Desde os assírios (800 a.C.) aos dias atuais a astronomia tem auxiliado cientistas na orientação sobre o futuro através dos astros.
Em quantas delas você se garante?
Por: Ademar Rafael
Acho que sou coadjuvante em todos.já o velho Dema.conheço bem, é um mestre.um sábio.