A 6ª Edição de 2018 da Caravana Detran nos Municípios aconteceu em Caruaru, Agreste pernambucano, que conta com uma frota de 162.877 veículos, desses, 52.271 são motos. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia Municipal de Defesa Social Trânsito e Transportes – DESTRA, que contou com ações educativas da Turma do Fom-Fom, em paralelo ao “Fórum de Educação para o Trânsito”. O evento que teve lugar no auditório do Sindicato da Construção Civil – Sintracon, com foco na prevenção de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, reuniuespecialistas na área de saúde, mobilidade urbana, condutores de veículos e muitos pilotos de motos para discutir, entre outros assuntos, temas ligados à segurança no trânsito das grandes cidades, com palestras, dicas sobre boa conduta no trânsito e sorteio de brindes, quando o público participante foi alertado para os elevados números de acidentes envolvendo motociclistas em Pernambuco e as medidas que podem ser tomadas para evitar riscos a própria vida no trânsito.
Representando o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a Coordenadora de Educação no Trânsito, Luciana Carvalho, abriu o encontro falando que a ‘Caravana Detran nos Municípios’, é um programa vitorioso do Governo do Estado que prioriza a conscientização das pessoas em benefício da segurança no trânsito.
Lembrando que o elevado número de acidentes em Pernambuco gera um alto investimento do Poder Público na recuperação dos envolvidos. “Por esse motivo, o Governador Paulo Câmara determinou que o Detran priorizasse a educação no trânsito. E é isso que estamos fazendo”, destacou.
Wellington Xavier, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco – CBM-PE, fez demonstração de como agir em caso de acidentes, ministrando noções de primeiros socorros, chamando atenção dos motociclistas sobre a necessidade do uso correto dos equipamentos de segurança. Já Tarcila Kaline, do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos – CRPAM, falou sobre as sequelas e mortes ocorridas nos acidentes com motocicletas, além do tempo de ocupação de leitos hospitalares, o que acarreta gastos que poderiam ser remanejados para educação e segurança.
Participaram do evento o Coordenador da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, Raffiê Dellon; representante do Sest Senat, Nathália Melo; Adriana Maria Leite e Emanuelle Miranda, respectivamente, Secretária Executiva e Gerente de Educação de Trânsito da DESTRA; e Marco Bento, Presidente do Sindicato de Mototaxistas do Município.