Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

PRESENÇA

Os consultores indianos Raj Sisodia e Nilima Bhat, no livro “Liderança Shakti – O equilíbrio do poder feminino e masculino nos negócios”, dão destaque para três habilidades de liderança que ao nosso ver extrapolam o universo das organizações e que ao transitarem nas relações familiares e informais contribuem para geração de harmonia e benefícios coletivos.

A primeira é a plenitude. Com esta habilidade podemos costurar as partes separadas, unir os fragmentos para promover a integração necessária para construir o universo da totalidade.

A segunda habilidade é a flexibilidade. Com ela podemos ir de um ângulo ao outro sem romper a estrutura, sem comprometer a essência e preservar a originalidade. Neste ponto o bambu nos apresenta a forma ideal ao não enfrentar os ventos e sim ao moldar-se às suas exigências.

A congruência aparece como terceira habilidade destacada. Com ela é possível chegarmos ao nivelamento autêntico, ao alinhamento perfeito. Sua prática promove a integridade, a verdade como ela é e não como é desejável ser.

Os autores apresentam como condição imprescindível para aplicação
simultânea das habilidades acima mencionadas a figura da “presença”. Cabendo a ressalva que não se trata da presença física e sim aquela que carregamos dentro de nós. São os ensinamentos de quem admiramos, são os conselhos dos nossos pais e amigos.

Ao defendermos a prática da plenitude, da flexibilidade e da congruência para o bem coletivo o fazemos por entender que as fragilidades nas relações familiares e com os que nos cercam no convívio cotidiano derivam da ausência de tais habilidade e, principalmente, da presença no formato ideal. Isto é, a presença conectada com o bem coletivo, jamais a presença com o sentido de sufocar, restringir e manipular.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários