O deputado federal Marinaldo Rosendo (PP – PE) recebeu na manhã dessa quarta-feira (04), uma comitiva de agentes comunitários e endemias da cidade de Timbaúba, na Mata Norte, e de outras regiões do Estado de Pernambuco, em seu gabinete em Brasília.
Marinaldo, votou contra o veto da Presidência da República, que pretendia retirar alguns pontos importantes da reestruturação das carreiras dos agentes comunitário de saúde e endemias.
Em defesa dos profissionais de saúde, o deputado Marinaldo Rosendo destaca a importância dos agentes comunitários de saúde e endemias na redução da mortalidade infantil, principalmente no Nordeste, e também as campanhas contra o mosquito Aedes aegypti.
O parlamentar derrubou ainda a exigência de que o profissional deva residir na comunidade em que trabalha. Então, com a queda do veto, o agente que mora longe da comunidade em que atua, no caso de comprar de uma casa própria em outra localidade, pode trabalhar como agente comunitário de saúde e endemias.
O deputado federal ressaltou a recolocação de mais de 60 dispositivos que haviam sido vetados pela Presidência da República, como a carga horária de 40 horas semanais para a categoria e a indenização de transporte ao trabalhador para o exercício de suas atividades desses profissionais de saúde.