Iniciativa beneficiará 1,5 milhão de habitantes de 10 municípios pernambucanos, entre eles, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, localizados no Polo de Confecções do Agreste
Nesta quinta-feira (26), o deputado estadual e primeiro-secretário da Alepe, Diogo Moraes (PSB), esteve na cidade de Caruaru, Agreste pernambucano, para cumprir uma movimentada agenda ao lado do governador do estado, Paulo Câmara (PSB). Na ocasião, o parlamentar participou da assinatura de Ordem de Serviço para a implantação da Adutora de Serro Azul, um Sistema Adutor, que terá capacidade de transportar 500 l/s, beneficiando 1,5 milhão de pessoas na região. A obra terá um aporte de R$ 200 milhões e um prazo de execução de 15 meses.
Diogo Moraes avaliou a obra como de extrema importância, uma vez que a região é uma das que mais sofre com a captação de recursos hídricos e uma das que mais sofreu com a seca dos últimos anos. “Em um possível ciclo de seca, nós teremos um sistema integrado de maior quantidade de tubos do mundo para levar água e tranquilidade para o nosso povo. Tudo isto que estamos vivendo hoje é fruto de um trabalho árduo, de um trabalho visando o futuro do povo de Pernambuco”, destacou o deputado.
O governador Paulo Câmara destacou a importância de planejamento para evitar problemas futuros com a falta de água. “Nós sabemos o quanto já sofreu o Agreste durante estes sete anos. Mas a gente se preparou, com planejamento, para que, mesmo ocorrendo a seca nos próximos anos, nós tenhamos obras estruturadoras que vão fazer com que as cidades não sofram mais com abastecimento”, enfatizou.
A Adutora de Serro Azul irá atender as cidades de Belo Jardim, Sanharó, Caruaru, Tacaimbó, São Bento do Una, São Caetano, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Bezerros e Gravatá. Durante a solenidade, o governador também assinou uma Ordem de Serviço de dois Planos Regionais de Saneamento Básico (PRSB) das bacias hidrográficas do Rio Ipojuca e do Rio Capibaribe, que irão beneficiar 49 municípios, localizados nas duas bacias, com serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, ressaltou a importância da Adutora de Serro Azul e dos planos regionais de saneamento. “Uma obra de 200 milhões de reais que vai trazer água lá de Palmares, da barragem de Serro Azul, para todo o Agreste. Um compromisso importante, não só com a adutora, mas também com os planos regionais de saneamento que vão preparar o Rio Ipojuca e o Rio Capibaribe para serem os primeiros rios completamente saneados. São dois planos diferentes, um para a bacia do Rio Ipojuca e outro para a do Rio Capibaribe, perfazendo 49 municípios. Então, vamos deixar esses planos prontos, para que depois nós possamos captar recursos e fazer mais obras”, pontuou.
Caravana da Educação
Além de participar da assinatura da Ordem de Serviço da Adutora de Serro Azul, o deputado Diogo Moraes acompanhou o governador na Caravana da Educação, um circuito de atividades pedagógicas e culturais, que buscam traçar metas e estratégias para a educação pernambucana. Durante a manhã, Diogo visitou as escolas de referência Nicanor Souto Maior e Arnaldo Assunção, para prestigiar as discussões de metas para a educação e as apresentações culturais.