Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

LUIZ ALVES DOS SANTOS

Quem, como eu, tiver origem em família humilde entenderá melhor este texto sobre o Professor Luiz Alves dos Santos, oriundo de Carnaíba, educador incansável, agropecuarista, jogador de futebol e bom de papo.

Seu Luiz Diretor perpétuo do Colégio Comercial Monsenhor Pinto de Campos, nosso inesquecível Industrial, bateu em muitas portas, recebeu muita resposta negativa para sua luta em favor da entidade que dirigia e que para ela dedicou a vida.

Foi seu ímpeto que deu a Afogados da Ingazeira a primeira quadra de futebol de salão, a anterior – ao lado da cadeia – fora construída para voleibol. Foi sua garra que de sala em sala fez o prédio hoje existente. Contou com a ajuda de alunos, de professores e da sociedade, mas sua tenacidade fez a diferença. Ajudou a mim e a outros estudantes pobres sem interesses distantes da formação que acreditava ser a correta. Nunca ouvi dele um pedido de voto para ele ou candidato de sua simpatia.

Com seu jeito liberal abrandou muitas penas impostas pelo Professor Alberto, por Dona Fátima e pela sua esposa Dona Lucinda. Não os desautorizava, mas encontrava atenuantes e resolvia.

Participou do folclórico time do CEUB e vibrava ao ver a quadra do Ginásio cheia em noites de Barcelona. Vibra com o sucesso de cada ex-aluno com a mesma intensidade que festeja uma vitória de um filho. Cita, com orgulho, o nome dos ex-pupilos que estão bem colocados na vida e procura ajudar os que não tiveram a mesma sorte.

Existirá quem discorde, no entanto, vejo em Seu Luiz um exemplo e ser seguido quando falamos em persistência e dedicação a uma causa.

Por: Ademar Rafael

(*) – Publicada originalmente no site www.afogadosdaingazeira.com.br, Pessoas do meu sertão IV.


Subscribe
Notify of

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco Rinaldo Frazão
6 anos atrás

Que beleza. O poeta e escritor Ademar Rafael falou tudo. Eu que edtudei lá e tive meu primeiro diploma e com CRC até hoje. Obrigado professor e amigo Luiz Alves. Fostes bem lembrado por Ademar em sua crônica. Me orgulho de ter estudado com você e vivência de tudo que Ademar falou. Meus gols mais bonitos foram naquela quadra e com meu inesquecível ala Luciano coordenando a defesa de nosso time: Os concluintes do curso de Contabilidade. Parabéns a todos por me transportar àquela época. Grande abraço. FRAZÃO o homem gol das quadras de Agogados da Ingazeira.