O governador Paulo Câmara comanda, nesta terça-feira (06.03), no Palácio do Campo das Princesas, solenidade de encerramento das comemorações do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. Exaltando os valores de liberdade e de justiça social, frutos do movimento revolucionário que tornou livre o Estado de Pernambuco há 200 anos, o ato terá início às 7h30 com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governador. Logo em seguida, será realizado um desfile cívico-militar da Polícia Militar de Pernambuco, do Corpo de Bombeiros, do Grupo da Maçonaria e de estudantes da Rede Estadual de Ensino.
Na oportunidade, Paulo irá até o Monumento aos Hérois da Revolução Pernambucana de 1917 – escultura de Abelardo da Hora – localizada na Praça da República, para colocar uma coroa de flores, momento em que será feito um minuto de silêncio em homenagem aos mártires do movimento. Ainda na ocasião, serão entregues medalhas em homenagem a diversas instituições: Companhia Pernambucana de Pernambuco (CEPE), Fundação Joaquim Nabuco, Arquidiocese de Olinda e Recife, Prefeitura do Recife e Prefeitura de Olinda.
Também será agraciada com a comenda a Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. Entre os membros do comitê, estão a secretaria da Casa Civil e de Cultura do Governo do Estado, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Prefeitura do Recife, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), a Academia Pernambucana de Letras e o Comitê Pernambuco 2017 e a CEPE.