AFOGADOS FUTEBOL CLUBE
Minha geração vibrou com os jogos realizados em Afogados da Ingazeira pelos times Guarani, Ferroviário e União. Partidas memoráveis foram disputadas pelas equipes afogadenses contra o Nacional e Esporte de Tabira, Comercial e União Peixe de Pesqueira, Santa Cruz de Belo Jardim, Maguari de Bonito, Tabajara de Monteiro, Comercial de Carnaíba, Nacional de Patos, Atlético de Sousa, América de Sertânia e tantos outros times regionais.
Ver em nossa cidade os grandes do futebol pernambucano era sonho impossível. Quando muito alguns jogadores do Náutico, Sport, Santa Cruz e Central participavam de jogos comemorativos no final do ano, época da festa do nosso padroeiro. Santa Cruz o de Ninô e Náutico o da igrejinha.
Hoje a realidade é outra. A garra e a persistência da diretoria da “coruja do sertão” proporcionam ao torcedor da região do alto Pajeú a felicidade de receber todos os times habilitados para disputar a série da elite do futebol de Pernambuco.
As dificuldades encontradas para manter um elenco em disputa de alto nível quem conhece é somente os que administram as agremiações. A relação com os empresários donos dos passes dos jogadores, com a torcida, com os patrocinadores, com a imprensa, com os dirigentes das federações são apenas as dificuldades básicas. Muita coisa impublicável acontece nesse mundão do futebol.
Muitas dificuldades foram superadas pelos diretores, comissão técnica e jogadores. A manutenção da equipe afogadense na divisão do Campeonato Pernambucano foi a principal meta alcançada, a vaga na Série “D” do Brasileiro seria uma consequência.
O resultado do jogo das quartas de final contra o Náutico eliminou o time, mas, não tirou o brilho da campanha. Parabéns guerreiros!
Por: Ademar Rafael
Parabéns ao Afogados. Missão cumprida. Não é facil fazer futebol.