A população do loteamento Campo Alegre, em Glória do Goitá, Mata Norte pernambucana, pode contar com mais água de qualidade nas torneiras de casa a partir de hoje. Esse compromisso foi concretizado pelo governador Paulo Câmara, na tarde desta quinta-feira (08.02), com a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) local. A obra contou com um aporte de R$ 100 mil para a implantação de cinco quilômetros de rede de distribuição, que atenderá 500 residências, aproximadamente duas mil pessoas. Para Paulo, a iniciativa ratifica a determinação do Governo de Pernambuco em promover a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos em todas as regiões.
“Estamos aqui, hoje, entregando água para Campo Alegre e, até o final do mês de fevereiro, vai estar tudo pronto, restabelecido. Os problemas que podem ter ainda nessa fase de teste, a gente corrige este mês. Com essa entrega, a gente dá uma condição de abastecimento de água em Glória do Goitá importante e que dialoga com o futuro que queremos”, destacou o governador.
A ação é uma parceria entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que realiza o fornecimento dos materiais e executa os serviços especializados, e a Prefeitura de Glória do Goitá, que realizou as escavações e reaterro de valas. “Eu quero ver o povo sorrindo novamente. Água é vida! A gente tinha carros-pipa aqui, e era complicado atender todo mundo. Mas hoje não, a população vai abrir sua torneira, seu chuveiro e vai ter água. Isso graças ao apoio do nosso governador”, defendeu a prefeita Adriana Paes.
Para o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a rede de distribuição já iniciou a fase de testes, e os ajustes necessários serão feitos ainda este mês. “Nós já implantamos o sistema e começamos a abastecer cerca de 250 casas. Até o final do mês, a gente vai fazer todos os ajustes necessários e vamos levar água para todas as demais. E na cidade de Glória do Goitá, o abastecimento é diário. Foram investimentos feitos ainda na gestão do governador Eduardo Campos e, agora, a gente tem um abastecimento muito bom em Glória, atendendo 100% da população urbana”, frisou o gestor.
A moradora Vládia da Silva, de 35 anos, mãe de três filhos, já está recebendo água em casa. Satisfeita com o serviço, a empregada doméstica contou o que melhorou na sua rotina desde então. “Mudou tudo! Para a gente que é dona de casa, que tem filho, mudou tudo. Vou poder lavar roupa, lavar pratos todos os dias. Eu carregava muita água mesmo. Agora, acabou o sofrimento do povo de Glória do Goitá, do loteamento Campo Alegre. Graças a Deus”, disse.
SAÚDE – Antes de entregar o SAA de Campo Alegre, o governador participou da inauguração da reforma do centro de emergência da Unidade Mista de Saúde Maria Gaião Guerra. Localizada no Centro da cidade, a nova emergência conta, agora, com quatro salas para atendimento ao público: sala vermelha ou de reanimação; nebulização; pequenos procedimentos; e sala de repouso masculina, feminina e pediátrica. O espaço possui, ainda, dois consultórios médicos e posto de enfermagem. Diariamente, são atendidos, em média, 200 pacientes. Dezoito profissionais se revezam, a cada plantão, entre médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, guardas e motoristas. A Unidade Mista conta, também, com três ambulâncias.
O chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para avaliar, junto à prefeita, como o Governo do Estado pode atuar para melhorar a saúde do município. “A gente vem aqui se colocar à disposição para fazermos as parcerias e para ver como podemos avançar para a melhoria da saúde, como também fazer parcerias na educação, na segurança”, cravou Paulo.
Acompanharam o governador durante a agenda no município, o secretário estadual Nilton Mota (Casa Civil); o deputado federal André de Paula; os deputados estaduais Henrique Queiroz e Joaquim Lira; o diretor Regional da Compesa, Marconi Azevedo; o presidente do SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa), Germano Barros; além dos prefeitos Tarcísio Renovação (Chã de Alegria) e Reginaldo Moraes (Cortês). Participaram também o vice-prefeito de João Alfredo, Zé Martins; e os ex-prefeitos Daniel (Chã Grande), Marcos da Roça (Chã de Alegria) e Djalma Paes (Glória do Goitá).