QUEM DEVE NÃO FARÁ FESTA DE CARNAVAL
A imprensa tem noticiado que o Ministério Público do Estado tem recomendado a prefeitos a suspensão das festas carnavalescas onde houver atraso no pagamento dos servidores púbicos municipais.
Isso tem sido uma dor de cabeça para muitos gestores que já tinham até a programação montada. Mas buscam uma alternativa para ainda assim realizarem a festa popular tão esperada pelo povo.
Pode até ser uma medida acertada porque realmente não faz sentido gastar com bandas e estrutura havendo atraso no pagamento dos servidores municipais. Como dizer a estes que não tem dinheiro para pagar aos mesmos, mas tem dinheiro para festa.
Um dos maiores problemas dos gestores é chegar ao ponto de não pagar com regularidade os servidores. Isso cria um grande problema econômico na sociedade, pois é do salário desses pobres servidores que o dinheiro gira no município, como na bodega, frigorífico, mercadinhos, gás, feira, Mototaxi, e etc.
Contudo, tem situações que as festividades acontecem em parceria com o governo do Estado, onde algumas cidades fazem parte dos polos distribuídos em todo o Estado. Com isso, as atrações são patrocinadas pelo governo do Estado.
Por outro lado, onde não haverá a festa de Momo, a pergunta que fica é: e o povo pobre que não tem com viajar para praia e capitais e espera o ano todo para cair no frevo? Como vai passar esse carnaval? O fato é que essa festa é uma das mais populares, principalmente em nosso Estado, e culturalmente o povo gosta de brincar.
A população não tem culpa da irresponsabilidade daqueles que não planejarem seus recursos ou daqueles que sofrerão quedas bruscas em suas receitas que comprometeram essas despesas. A verdade é que o pau só quebra nas costas dos mais fracos.
Por: Luciano Pacheco