QUEM
Esta palavrinha que em nosso idioma é um pronome que se refere a indivíduos e que, dependendo do contexto, pode ser igual a varias outras palavras tais como “o qual”, “a que”, “o que”, etc. Pode ser pronome relativo, indefinido ou interrogativo e não muda em função do gênero,neste texto aparece com numa abordagem descolada de língua portuguesa, vejamos.
Quando nos propomos a produzir um produto ou serviços e temos a preocupação de estudarmos o comportamento e as expectativas de “quem” utilizará o que produzimos com certeza teremos maior possibilidade de êxito na produção, venda e geração de riquezas.
Se ao iniciarmos um projeto tivermos a capacidade de nivelar o conhecimento e as habilidades de “quem” nos auxiliará na missão, sem dúvida, eliminaremos diversos entraves e reduziremos os riscos.
Não é por acaso que a frase “Diga-me com quem andas que direi quem és”, citada em provérbios, Salmos e Coríntios – no livro sagrado -, com contextos e redações diferentes mantém-se em vigor até os dias atuais.
De fato, o “quem” extrapola a questão gramatical e transforma-se em agente ativo, contribuindo positivamente ou negativamente em várias situações que interferem em nosso cotidiano.
Passemos, então, para darmos maior atenção a “quem” consumirá nossos produtos e serviços, a “quem” integrará nossa equipe e, principalmente, “quem” escolheremos para ser nossa companheira e ou companheiro na vida matrimonial.
Quem, como vimos, tem que ser percebido muito mais do que um pronome, ele é ator de destaque em nossos roteiros de negócio e de vida.
Por: Ademar Rafael