“Dono de uma espontaneidade interpretativa incomum, talvez tenha sido isso que tenha feito com que ele merecesse elogios de personalidades de áreas tão distintas, como as atrizes Henriette Morineau e Fernanda Montenegro, os escritores Rachel de Queiroz e Osman Lins, o diretor de cinema Franco Zeffirelli, o frade Frei Damião e até os ex-presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo”.
É assim que o autor do prefácio do livro José Pimentel – Para além das paixões, o professor de jornalismo e publicidade e mestre em letras Carlos André Carvalho se refere ao ator pernambucano cuja imagem está profundamente associada aos espetáculos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e do Recife. Carlos André, no entanto, faz questão de ressaltar, de imediato, que Pimentel “é muito mais que um homem de teatro” – no qual ele não é só ator, mas também diretor, iluminador, figurinista e sonoplasta – “é um homem das artes”.
É esse profundo e múltiplo vínculo de José Pimentel com o universo artístico e cultural que o jornalista, escritor e roteirista Cleodon Coelho, autor do livro, procurou enriquecer com detalhes inéditos, focalizando também, entre outros talentos do artista, os de escritor, poeta, jornalista, cineasta, teleator, professor de teatro da UFPE e apresentador de programa televisivo, como o Sinal Fechado, considerado um desafio à censura do regime militar.
Para isso, Cleodon passou um bom tempo mergulhado em documentos, arquivos de jornais locais e nacionais, programas de peças teatrais, fotografias e dedicatórias, além de conversas com parentes e amigos de Pimentel e horas de entrevistas com o próprio biografado, que, em razão de sua profícua atuação em vários campos, foi homenageado, em 2008, pela escola de samba São Carlos, do Recife, com o enredo José Pimentel, patrimônio vivo da cultura pernambucana.
Com 186 páginas em papel couchê e 144 imagens (principalmente fotos), José Pimentel – Para além das paixões é o 10º volume da Coleção Memória, série com que a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) homenageia personalidades pernambucanas que têm colaborado para o engrandecimento cultural, histórico, político e econômico do Estado.
O autor do livro
Pernambucano nascido em Olinda, Cleodon Coelho é jornalista formado pela UFPE, onde foi aluno de José Pimentel. Depois de trabalhar no Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco, foi para o Rio de Janeiro, onde está há mais de 15 anos e atuou nas revistas Contigo e Capricho.
Também durante cerca de década e meia, foi roteirista de TV Globo, escrevendo para programas como Domingão do Faustão, Encontro com Fátima Bernardes, Som Brasil, TV Globinho e Vídeo Show. Ao lado da\ também roteirista Paula Zanettini, criou o programa Estação Globo Festa, apresentado por Ivete Sangalo.
José Pimentel – Para além das paixões, é o seu terceiro livro. Antes, publicou Nossa senhora das oito, sobre a novelista Janete Clair, e Lilian Lemmertz – Sem rede de proteção, grande sucesso de crítica e venda.
Serviço:
O que: lançamento do livro José Pimentel – Para além das paixões, de Cleodon Coelho
Quando: 10 de janeiro de 2018
Horário: 18h
Local: Teatro de Santa Isabel (Janeiro de Grandes Espetáculos)
Fone: 3355.3323